SóProvas


ID
1476457
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBTU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

“O conflito é condição geral do mundo animal. O ser humano sobressai-se dentre os animais pela capacidade de atenuar o conflito, embora nem sempre possa eliminá-lo. A sociedade e a civilização – requisitos básicos da vida humana – são viáveis graças ao grau de congruência de objetivos entre as pessoas por meio de mecanismos ou regras que imponham ordem e acomodação.”

(Chiavenato, 2003, p. 305.)

Em relação ao conflito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Conflito significa a existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses harmônicos e coordenados, que podem se conduzir à unidade e cooperação.
( ) As fontes de cooperação residem nas semelhanças de interesses – reais ou supostas – entre indivíduos e organizações. As fontes de conflitos localizam-se em alguma divergência real ou suposta de interesses.
( ) Conflito e cooperação são elementos integrantes da vida de uma organização; atualmente, são considerados como dois aspectos da atividade social, sendo que ambos estão inseparavelmente ligados entre si.
( ) O conflito impede as mudanças, medida em que as soluções são alcançadas, devendo ser disfarçado e sufocado para que não aumente situações como abandono do emprego ou aumento de acidentes.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • (F) É contrário, povo. São divergentes.

    (V)

    (V)

    (F) Não necessariamente. A doutrina hoje entende que os conflitos podem acarretar eventos benéficos para os membros de uma instituição


  • O conflito, segundo a teoria interacionista, é importante e deve, inclusive, ser estimulado. Diferente da Visão Tradicional que não vê o conflito como algo importante para a organização. 

    Obs: Relações Humanas vê da seguinte forma, não gostaria, mas já que aconteceu, vamos tirar o melhor proveito disso. 

  • Vanessa, parabéns, sempre comentando as questões de forma interessante!

  • Vamos lá:

    Escola Científica: Conflitos devem ser evitados

    Relações Humanas: Conflitos existem, mas são prejudiciais

    Sistemas: Conflitos devem são benéficos se controlados e devem ser estimulados

  • Complementando o comentários dos colegas

    Burbridge e Burbridge (2012) defendem que conflitos são naturais e em muitos casos necessários. São o motor que impulsiona as mudanças. No entanto muitos conflitos são desnecessários e destroem valores, causando prejuízo para as empresas e pessoas que nela trabalham. O principal desafio dos gestores é identificar os conflitos produtivos e contra produtivos e gerenciá-los.

    Já para Chiavenato (2004), conflito ocorre pela diferença de objetivos e interesses pessoais, e é parte inevitável da natureza humana; constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração, a palavra conflito está ligada a desacordo, discórdia, etc. Para que haja conflito, além da diferença dos fatores citados, deve haver uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas, ou seja, quando uma das partes, seja individuo ou grupo, tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte, a qual interfere na sua busca de atingir os objetivos.

    Conforme Berg (2012), a palavra conflito vem do latim conflictus, que significa choque entre duas coisas, embate de pessoas, ou grupos opostos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forças contrárias.

    Aplicando à realidade, conflito é um estado antagônico de ideias, pessoas ou interesses e não passa, basicamente, da existência de opiniões e de situações divergentes ou incompatíveis. (BERG, 2012)

    Berg (2012, p.18), afirma ainda que: ―O conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo, e saber lidar com ele, é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional‖.

    Desta forma, conforme Chiavenato (2004, p. 416), ― o conflito é muito mais do que um simples acordo ou divergência: constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar os seus objetivos”.

    O conflito pode ocorrer no contexto de relacionamentos entre duas ou mais partes, podendo ser entre pessoas, grupos ou organizações, assim como pode ocorrer entre mais de duas partes ao mesmo tempo. Nota-se que maior parte dos autores concordam sobre a inevitabilidade do conflito, pois é da natureza humana, e como as pessoas integram as organizações, estas terão de aprender a lidar com essa realidade.