SóProvas


ID
1477792
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Na margem esquerda do rio Amazonas, entre Manaus e Itacoatiara, foram encontrados vestígios de inúmeros sítios indígenas pré-históricos. O que muitos de nós não sabemos é que ainda existem regiões ocultas situadas no interior da Amazônia e um povo, também desconhecido, que teria vivido por aquelas paragens, ainda hoje não totalmente desbravadas.

Em 1870, o explorador João Barbosa Rodrigues descobriu uma grande necrópole indígena contendo vasta gama de peças em cerâmica de incrível perfeição; teria sido construída por uma civilização até então desconhecida em nosso país. Utilizando a língua dos índios da região, ele denominou o sítio de Miracanguera. A atenção do pesquisador foi atraída primeiramente por uma vasilha de cerâmica, propriedade de um viajante. Este informante disse tê-la adquirido de um mestiço, residente na Vila do Serpa (atual Itacoatiara), que dispunha de diversas peças, as quais teria recolhido na Várzea de Matari. Barbosa Rodrigues suspeitou que poderia se tratar de um sítio arqueológico de uma cultura totalmente diferente das já identificadas na Amazônia.

Em seu interior as vasilhas continham ossos calcinados, demonstrando que a maioria dos mortos tinham sido incinerados. De fato, a maior parte dos despojos dos miracangueras era composta de cinzas. Além das vasilhas mortuárias, o pesquisador encontrou diversas tigelas e pratos utilitários, todos de formas elegantes e cobertos por uma fina camada de barro branco, que os arqueólogos denominam de “engobe", tão perfeito que dava ao conjunto a aparência de porcelana. Uma parte das vasilhas apresentava curiosas decorações e pinturas em preto e vermelho. Outro detalhe que surpreendeu o pesquisador foi a variedade de formas existentes nos sítios onde escavou, destacando-se certas vasilhas em forma de taças de pés altos, as quais lembram congêneres da Grécia Clássica.

Havia peças mais elaboradas, certamente para pessoas de posição elevada dentro do grupo. A cerâmica do sítio de Miracanguera recebia um banho de tabatinga (tipo de argila com material orgânico) e eventualmente uma pintura com motivos geomé- tricos, além da decoração plástica que destacava detalhes específicos, tais como seres humanos sentados e com as pernas representadas.

João Barbosa Rodrigues faleceu em 1909. Em 1925, o famoso antropólogo Kurt Nimuendaju tentou encontrar Miracanguera, mas a ilha já tinha sido tragada pelas águas do rio Amazonas. Arqueólogos americanos também vasculharam áreas arqueológicas da Amazônia, inclusive no Equador, Peru e Guiana Francesa, no final dos anos de 1940. Como não conseguiram achar Miracanguera, “decidiram" que a descoberta do brasileiro tinha sido “apenas uma subtradição de agricultores andinos".

Porém, nos anos de 1960, outro americano lançou nova interpretação para aquela cultura, concluindo que o grupo indígena dos miracangueras não era originário da região, como já dizia Barbosa Rodrigues. Trata-se de um mistério relativo a uma civilização perdida que talvez não seja solucionado nas próximas décadas. Em pleno século 21, a cultura miracanguera continua oficialmente “inexistente" para as autoridades culturais do Brasil e do mundo.


(Adaptado de: Museu Nacional do Rio de Janeiro. Disponível em: https://saemuseunacional.wordpress.com. SILVA, Carlos Augusto da. A dinâmica do uso da terra nos locais onde há sítios arqueológicos: o caso da comunidade Cai N'água, Maniquiri-AM / (Dissertação de Mestrado) - UFAM, 2010)

Dos segmentos abaixo, o que NÃO possui linguagem adequada a documentos oficiais encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • verbo ter deve ser usado na linguagem formal no sentido de posse, o ideal nesta oração seria o verbo haver: mas a ilha já havia sido tragada pelas águas do rio Amazonas.

  • Respondi certo achando que fosse pelo sentido figurado/ conotativo da palavra "tragada" utilizado na frase.

  • Liliane meu raciocínio também foi esse.

  • Significado de Tragar

    v.t. Engolir rapidamente, com avidez e sem mastigar: tragou o almoço.
    Absorver rapidamente, fazer desaparecer.
    Pop. Aguentar, tolerar.
    V.i. Aspirar, engolir a fumaça do tabaco para expeli-la depois, em parte pelo nariz.

    Sinônimos de Tragar

    Sinônimo de tragar: devorar, engolir, lambear e lamber 

    LETRA B. 

  • pqp!!! O problema da FCC é ela coloca umas questões 'elimina candidato' e essa questão me eliminou!

    Poxa, não entendi o enunciado e reli o texto achando que estava pedindo para marcar a opção que não tinha sido reconhecido por documentos oficiais e o texto aponta a dúvida sobre se o fato de o historiador ter encontrado essas preciosidades na suposta terra indígena.... então, pensei que fosse a resposta correta a letra 'c', porque trata-se de um mistério relativo a uma civilização perdida e não tem como ter certeza de existiram ou não!

    Pô, 'documentos oficiais' significa d i c i o n á r i o!!!


    Tomá banho, viu!! Já a segunda pergunta dessa prova que não entendo o que se pede!


    Verdadeira 'elimina candidato'!


  • A resposta é a letra "B", pois documentos oficiais exigem linguagem denotativa, não sendo adequadas conotações e metáforas. 

  • TRAGADA...

    LETRA: B

  • já tinha (coloquial)

    já havia (formal)


    Gab. B

  • Tragada, é igual a gíria, e gíria não pode estar contida em correspondência oficial.

    Gabarito: B

  • Bom, a palavra "primeiramente" não existe. Ou alguém fala "segundamente"? Caberia recurso!

  • primeiramente deveria vir entre vírgulas, não???

  • Para o colega que disse que "primeiramente" não existe:

    pri·mei·ra·men·te
    (primeiro + -mente)

    advérbio

    advérbio

    1. Antes de tudo; no início (ex.: procedeu à averiguação dos dados primeiramente referidos). = INICIALMENTE

    2. Antes de determinado momento (ex.: primeiramente, deve informar as autoridades). = EM PRIMEIRO LUGAR


    SinónimoSinônimo Geral: PRIMEIRO


    "primeiramente", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/primeiramente [consultado em 19-09-2015].

  • B - a palavra "tragada" é usada em sentido figurado, e portanto não é linguagem adequada a documentos oficiais.

  • Sabe de nada inocente ! Ver explicação do professsor...

  • Não é o sentido de tragar que está errado. Como podem ver, o sentido existe, é denotativo:

    4. transitivo direto: fazer desaparecer; absorver, sorver. "ondas enormes tragaram a lancha" (Dicionário do Google, mas fui conferir que no Dicionário Michaelis também existe).

     

    O erro foi, como o colega apontou, o uso de "tinha" em vez de "havia". Em se tratando de situações comunicativas, tidas como formais, tais como a escrita ou até mesmo aquelas manifestadas pela oralidade, como uma entrevista, uma palestra, uma conferência, faz-se necessário o uso do verbo haver em vez do ter, no sentido de existir.

  • legal a explicação do profo ... e o povo falando q o erro é a palavra "tragada".... afe

    #NegoInventa

  • E li e reli a questão e não fazia ideia do que a banca estava pedindo. Naturalmente errei a questão. Assisti então o video do prof. Alexandre Soares e pensei: "então era isto?!". Pois bem. Depois, ao ler os comentários, percebi que havia uma outra ideia de erro relativo ao verbo ter e haver, divergente assim da explicação do professor. Bem, diante de tal divergência penso ser uma questão difícil e incomum, mas quando olho a estatística de acertos e erros, vejo uma porcentagem massiva de pessoas que simplismente acertaram.

    Alguma coisa esta errada nestas constatações, naõ acha? Diante de uma latente divergência e comentários que expresssam dificuldade na questão, como pode uma absurda maioria ter simplesmente passado pela questão com um acerto indiferente a dificuldade? Ou o site está querendo me enganar ou tem muita gente enganando a si mesmas.

    O que quero dizer com isto? Apenas isto: Não se sinta mal em ter errado. Você é normal como eu. Um dia vamos chegar lá.

  • Na questão Q515064 o mesmo professor que comentou essa - Alexandre Soares - utilizou como

    resposta o termo "tragada", pois, para ele está em sentido figurado.

    Então: há cacofonia e figura de linguagem.

  • Quando eu achava q estava por dentro...

     

  • Verbo ter não pode ser usado  com valor existencial.

  • TRAGADA NÃO ESTÁ NO SENTIDO FORMAL

  • Gente mas afinal nas redacoes oficiais pode ter sentido conotativo?

  • Apenas para esclarecer:

    no contexto, tinha sido = havia sido, ambas estão corretas, são formais, fazem parte de locução verbal. Não há erro nelas. Tampouco há erro no sentido do partícipio do verbo tragar (denotativo, previsto no dicionário).

    O problema do item é o cacófato "já tinha". 

  • já tinha é igual a maminha.