SóProvas


ID
1478347
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Ao desenvolver um sistema para uma empresa de alimentos, uma das primeiras ações é saber do contratante quais as funções que o sistema precisa ter, ou quais as necessidades que o contratante quer que o sistema atenda. Para isso, uma das fases do desenvolvimento é o levantamento dos requisitos que são as descrições dos serviços do sistema e respectivas restrições. Os requisitos podem ser funcionais e não funcionais. Requisitos não funcionais podem se subdividir em: requisitos de produto, organizacionais e externos. São requisitos de produto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Não-funcionais:

    Que quantificam determinados aspectos do comportamento. Podem estar relacionados a confiabilidade, tempo de resposta ao sistema como um todo. Isso significa que na maioria das vezes eles são mais importantes que os requisitos funcionais individuais. Se uma falha em cumprir um requisito funcional pode comprometer parte do sistema, uma falha em cumprir um requisito não funcional pode tornar todo o sistema inútil (Sommerville).


    Métricas para especificar requisitos não funcionais

    Velocidade

    Robustez

    Tamanho

    Facilidadede uso

    Confiabilidade

    Portabilidade


  • Requisitos de Produto

    Especificam o comportamento do produto, os requisitos de produto de dividem em:

    requisitos de eficiência

    requisitos de desempenho

    requisitos de espaço

    requisitos de confiabilidade

    requisitos de portabilidade

    requisitos de facilidade de uso

    Exemplo: o sistema deverá ter uma interface que permita acessibilidade, sendo possível ao usuário aumentar e diminuir a fonte dos textos.

    Requisitos Organizacionais

    Procedentes de políticas e procedimentos nas organizações do cliente e do desenvolvedor, entre os exemplos estão os padrões a serem utilizados

    requisitos de implementação

    requisitos de entrega

    requisitos de padrões

    Exemplo O sistema deverá estar em conformidade com as melhores práticas de desenvolvimento de software utilizando padrões de projeto como o Singleton:

    Requisitos Externos

    requisitos de interoperabilidade

    requisitos legaisrequisitos de privacidade

    requisitos de segurançarequisitos éticos

    Exemplo: O sistema deverá se comunicar com os demais sistemas da empresa, utilizando cadastros de usuários preexistentes sendo interoperável.