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ID
1478359
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um projeto de software orientado a objetos não é algo muito fácil. Mas, projetar software reutilizável, orientado a objetos, é ainda mais complicado. Muitas ações devem ser realizadas como: identificar objetos, separá‐los em classes, definir interfaces, entre outros. Normalmente, o projeto deve ser específico para aquele problema que se quer resolver, mas também genérico o suficiente para atender problemas e requisitos futuros. Os padrões de projeto tornam mais fácil a reutilização de projetos e arquiteturas bem sucedidas. Também ajudam a escolher alternativas de projeto que tornam um sistema reutilizável e a evitar alternativas que comprometam a reutilização. Os padrões de projeto podem ser classificados em: de criação, estruturais e comportamentais. Assinale, a seguir, um padrão de projeto da classe estrutural.

Alternativas
Comentários
  • - Padrões de criação: processo de criação de objeto. Fazem parte: Abstract Factory / Factory Method / / Prototype / Singleton. 

    - Padrões estruturais: composição de classes e objetos. Fazem parte: Adapter / Bridge  / Composite / Decorator / Proxy / Façade / Flyweigth.

    - Padrões comportamentais: maneiras pelas quais classes e objetos interagem e distribuem responsabilidades. Fazem parte: Strategy / Chain of Responsibility / Iterator  / State / Command  / Observer / Visitor / Memento / Mediator / Template Method / Interpreter. 
  • Gabarito: b)

     

    Achei aqui no QC o seguinte macete:

    Padrões de criaçãoUma fábrica abstrata constrói um protótipo único!

    Tradução: uma fábrica (Factory Method) abstrata (Abstract Factory) constrói (Builder) um protótipo (Prototype) único (Singleton).

     

    Padrões estruturaisA ponte adaptada é composta de decorações na fachada para o peso mosca se “aproxymar”!

    Tradução: a ponte (Bridge) adaptada (Adapter) é composta (Composite) de decorações (Decorator) na fachada (Façade) para o peso mosca (Flyweight) se “aproxymar” (Proxy).

     

    O que não for de criação ou estrutural é comportamental.

  • Gabarito: B.

     

    Pular direto para o comando da questão pode economizar tempo.

  • Amigo, a contagem é em média (vide enunciado). O responsável da inventário pode contar 0 no primeiro dia, 12 no segundo e 0 no terceiro; no final, a média aritmética da contagem é a mesma: 12/3 = 4.

  • A primeira vez que vi o bizu passado pelo Cleiton foi no material do estratégia concursos, realmente é muito bom