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ID
1478377
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em padrões de projeto, delegação é uma maneira de tornar a composição tão poderosa para fins de reutilização quanto à herança, sendo que dois objetos são envolvidos no tratamento de uma solicitação. É uma boa escolha de projeto somente quando ela simplifica mais do que complica. Ao definir quais padrões deverão ser utilizados no projeto, considerando que diversos padrões de projeto usam delegação, mas três padrões dependem dela. Assinale‐os.

Alternativas
Comentários
  • A questão pede os padrões de projetos que se enquadrem na categoria de "padrões comportamentais" (maneiras pelas quais classes e objetos interagem e distribuem responsabilidades [delegações]).


    A) Todos são padrões comportamentais. 


    B) Padrões estruturais.


    C) Padrões de criação.


    D) Façace e Decorator são estruturais.


    E) Factory Method é de criação.


    Bons estudos!

  • Redação confusa. Parece questão de interpretação de textos da FGV...

  • Questão retirado do livro "Padrões de Projetos - Soluções Reutilizáveis de Software Orientados a Objetos"


    No Capítulo I - Introdução, há um trecho explicando o quê é DELEGAÇÃO e, mais a frente, consta a seguinte redação: "Os padrões State, Strategy e Visitor dependem dela."
    Páginas 35 e 36.

  • Padrões que usam delegação: State, Strategy e Visitor.

    Padrões que usam encapsulamento: State, Strategy, Mediator e Iterator.

    Os principais relacionamentos na MVC são estabelecidos pelos padrões Observer, Composite e Strategy (tb encontra no Factory Method e Decorator)

    obs: como essas provas viajam nas perguntas, temos que viajar tb nos estudos...