SóProvas


ID
1479829
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No dia 19/01/2014, foi divulgada a notícia “Governo sobe IOF sobre crédito, tributos na importação e combustíveis” . Seguem alguns trechos:

O Ministro da Fazenda anunciou que haverá alta no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre as operações de crédito para o consumidor. (...). De acordo com o ministro, estão sendo elevados o PIS, a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis. (...) Nas importações, o ministro informou que está elevando o PIS e a Cofins. (...) Um decreto presidencial vai equiparar o setor atacadista e o industrial no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre cosméticos.”
(Em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/01/governo-sobe-iof-sobre- credito-tributos-na-importacao-e-combustiveis.html; Acessado em 24/01/2015.)

Assinale a opção que indica a(s) esfera(s) do governo que terá(ão) as receitas aumentadas diretamente por essas medidas.
Obs.: Desconsidere transferências ou repasses de recursos entre as esferas.

Alternativas
Comentários
  • Desconsiderando as transferências tributárias e partindo do princípio da competência tributária, somente a própria União vai se beneficiar com esses aumentos.

  • Complementando o comentário anterior, lembrando que a questão fala das esferas do governo que DIRETAMENTE serão beneficiadas pelos aumentos da receita pública. Transferências constitucionais geram efeitos INDIRETOS nas esferas estadual e municipal.

  • O PIS/COFINS na importação integra a base de cálculo do ICMS, não???