-
Letra (a)
A diferença entre os conceitos nominal e operacional reside no fato de que o primeiro inclui juros reais e a inflação (correção monetária), enquanto o segundo inclui somente os juros reais. Ao mesmo tempo, sabemos que juros reais mais a inflação nos conduzem ao conceito de juros nominais (juros nominais = juros reais + inflação)
Assim:
Déficit nominal = déficit primário + juros nominais
Déficit operacional = déficit primário + juros reais
Portanto, a única alternativa que apresenta de modo correto a diferença entre o déficit nominal e o déficit operacional é a letra A.
Nota: também estaria correta alguma alternativa que dissesse que a diferença entre os dois conceitos fosse a inclusão da inflação (correção monetária) no conceito nominal.
-
EXCELENTE EXPLICAÇÃO, TIAGO COSTA!
-
O déficit público pode ser caracterizado
como déficit primário (DP), quando as despesas com juros e correção monetária são excluídas do cálculo do déficit;
como déficit operacional (DO), quando somente as despesas com correção monetária (CM) e cambial são excluídas do cálculo;
como déficit nominal (DN) quando as despesas com juros (JD) e correção monetária são consideradas no cálculo do déficit.
-
Déficit Operacional (DO) = DP + juros reais da dívida pública
Déficit Nominal (DN) = DP + juros reais da dívida pública + inflação = DP + juros nominais
O resultado nominal é aquele que considera os juros nominais, enquanto no operacional apenas os juros reais são levados em consideração, na forma como consta na alternativa “a”.
Resultado nominal -> Juros Nominais
Resultado Operacional -> Juros Reais e Nominais
B) -> ERRADO -> Não podemos confundir contabilidade fiscal (estudada nesta aula) com contabilidade pública ou AFO. Os resultados corrente e de capital são assuntos para essas disciplinas, e a classificação entre receitas e despesas entre correntes e de capital não define os resultados primários, operacional ou nominal.
c) ERRADO -> A diferença entre receitas e despesas financeiras é a diferença entre resultado primário e nominal, enquanto a diferença entre receitas e despesas não financeiras é o próprio resultado primário.
e) e) não inclui os investimentos realizados pelos entes públicos, enquanto o segundo inclui. (ERRADO) -> Ambos consideram os investimentos feitos pelos entes públicos. A propósito, o resultado nominal considera tudo que o resultado primário considera, e mais.