SóProvas


ID
1481758
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

                              Um homem de consciência

            Chamava-se João Teodoro, só. O mais pacato e modesto dos homens. Honestíssimo e lealíssimo, com um defeito apenas: não dar o mínimo valor a si próprio. Para João Teodoro, a coisa de menos importância no mundo era João Teodoro.
Nunca fora nada na vida, nem admitia a hipótese de vir a ser alguma coisa. E, por muito tempo, não quis nem sequer o que todos ali queriam: mudar-se para terra melhor.
            Mas João Teodoro acompanhava com aperto no coração o desaparecimento visível de sua Itaoca.
            “Isto já foi muito melhor”, dizia consigo. “Já teve três médicos bem bons - agora um e bem ruinzote. Já teve seis advogados e hoje mal dá serviço para um rábula ordinário como o Tenório. Nem circo de cavalinhos bate mais por aqui. A gente que presta se muda. Fica o restolho. Decididamente, a minha Itaoca está se acabando ...”
            João Teodoro entrou a incubar a ideia de também mudar- -se, mas para isso necessitava de um fato qualquer que o convencesse de maneira absoluta de que Itaoca não tinha mesmo conserto ou arranjo possível.
            “É isso”, deliberou lá por dentro. “Quando eu verificar que tudo está perdido, que Itaoca não vale mais nada de nada, então arrumo a trouxa e boto-me fora daqui.”
      Um dia aconteceu a grande novidade: a nomeação de João Teodoro para delegado. Nosso homem recebeu a notícia como se fosse uma porretada no crânio. Delegado ele! Ele que não era nada, nunca fora nada, não queria ser nada, se julgava capaz de nada ...
            Ser delegado numa cidadezinha daquelas é coisa seríssima. Não há cargo mais importante. É o homem que prende os outros, que solta, que manda dar sovas, que vai à capital falar com o governo. Uma coisa colossal ser delegado - e estava ele, João Teodoro, de-le-ga-do de Itaoca! ...
            João Teodoro caiu em meditação profunda. Passou a noite em claro, pensando e arrumando as malas. Pela madrugada botou-as num burro, montou seu cavalo magro e partiu.
            - Que é isso, João? Para onde se atira tão cedo, assim de armas e bagagens?
            - Vou-me embora - respondeu o retirante. - Verifiquei que Itaoca chegou mesmo ao fim.
            - Mas, como? Agora que você está delegado?
            - Justamente por isso. Terra em que João Teodoro chega a delegado eu não moro. Adeus.
            E sumiu.

                                                            (Monteiro Lobato. Cidades Mortas. São Paulo: Globo, 2009)

rábula: advogado sem diploma

Considerando a redação de trecho de ofício de um funcionário público dirigido a um deputado, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

            Senhor Deputado,

            Em resposta ao ofício n.º 230, de 30 de setembro de 2014, informo _____________ que já foram tomadas as devidas providências para que ___________ sugestões sejam colocadas em prática . Assim, _____________plano de melhoria terá, certamente pleno êxito.

                                                                                                                        _______________________

Alternativas
Comentários
  • LETRA E


    Usa-se Vossa Excelência para falar COM a autoridade ( Juiz, Magistrado, Deputado, Governador etc.)

    Vossa Excelência está elegante Hoje! ;)

    _______________________________


    Usa-se Sua Excelência para falar SOBRE a autoridade

    - Você viu como sua excelência estava elegante ontem ?


  • Não podemos nos esquecer também que diante de pronomes e expressões de tratamento, com exceção das formas "senhora e senhorita", não há acento indicativo de crase. Eliminando então as questões A, C e D.

    E para eliminar a questão B fica a dica de nosso amigo Wellington Amorim.

    Bons estudos!!!

  • Use o macete

    Se substituível por você: É VOSSA EXCELÊNCIA
    Se substituível por ele: É SUA EXCELÊNCIA

    Exemplos: Em resposta ao ofício n.º 230, de 30 de setembro de 2014, informo a vossa excelência (informo a você)

    Pegando o exemplo do colega Wellington Amorim: Você viu como sua excelência (como ele) estava elegante ontem ?

     

  • Separação de verbo de seu objeto por vírgula em uma questão de Redação Oficial! lol Já vi isso em questões de matemática, mas lá eu entendia a situação...

  • A questão foi mal formulada.

    Vejamos,

    "considerando a redação de trecho de ofício de um funcionário público dirigido a um deputado, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas."

    A indeterminação do cargo ou função, na expressão "um funcionário público", deixa a entender que pode ser qualquer servidor público, inclusive Generais e o Procurador Geral da República que são servidores públicos concursados.

    Eles subordinam-se a um agente Político? Seria um Deputado, um cargo hierarquicamente superior a esses?

    Logo se não se sabe quem redigiu, de fato, o documento, resta à dúvida quanto o uso do fecho "Respeitosamente".

    Correto?

  • @ Rodrigo Porto

    " A questão foi mal formulada.

    ...

    Logo se não se sabe quem redigiu, de fato, o documento, resta à dúvida quanto o uso do fecho "Respeitosamente".Correto?"

     

     

    Correto, porém não acho que foi mal formulada pois não há, sequer remotamente, outra alternativa cabível, visto que a única outra que começa com "a Vossa Excelência" possui 2 erros crássos: crase "a Vossa Excelência" da 1ª lacuna e "vossas" no lugar de suas, na 2ª lacuna.

  • Na verdade diante de pronomes possesivos femininos a crase é facultativa. Isso me confundiu também.

     

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento sobre o uso dos pronomes de tratamento e do fecho no texto padrão ofício. 

    A orientação do Manual de Redação Oficial da Presidência da República é que o pronome de tratamento "Vossa Excelência" deve ser utilizado para as autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Assim, em se tratando de uma correspondência destinada a um deputado, o pronome adequado a ser utilizado no corpo do texto é "Vossa Excelência". Apenas essa informação é suficiente para descartar todas as outras opções. 

    Entretanto, vamos analisar as demais para confirmar o item correto: o pronome de tratamento, embora se refira à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), leva a concordância para a terceira pessoa. No caso da 2ª lacuna, ele deve concordar com "sugestões" e na terceira com "plano", ou seja, o pronome da 3ª pessoa do plural (suas) e da 3ª pessoa do singular (seu) respectivamente. 

    Por fim, o fecho a ser utilizado nas comunicações oficiais são: Respeitosamente, para autoridades superiores; Atenciosamente, para autoridades de mesma hierarquia ou hierarquia inferior. Nesse sentido, como o ofício está sendo enviado por um funcionário público para um deputado, o fecho adequado é Respeitosamente.

    Conforme o exposto acima, o item que responde a essa questão é a letra E.

    Gabarito: Letra E