Essa pergunta aborda a temática do currículo. Com base no autor J. Gimeno Sacristán, em sua obra “o currículo: uma reflexão sobre a prática" (2000), deve-se indicar a alternativa que apresenta quem devem ser os agentes participantes num processo de deliberação aberta, de acordo com a concepção de currículo como algo que se constrói.
Vamos às ideias do referido autor:
O currículo é mais que um objeto estático emanado de um modelo de pensar a educação ou as aprendizagens necessárias dos alunos. O currículo é uma prática, expressão, da função socializadora e cultural da escola, que reagrupa em torno dele uma série de subsistemas ou práticas diversas. É uma prática na qual se estabelece um diálogo entre agentes sociais, elementos técnicos, alunos que reagem frente a ele, professores que o modelam, etc. É o contexto da prática, ao mesmo tempo em que é contextualizado por ela. De acordo com J. Gimeno Sacristán (2000) a visão do currículo como algo que se constrói, exige um tipo de intervenção ativa discutida explicitamente num processo de deliberação aberta por parte dos agentes participantes dos quais está a cargo: professores, alunos, pais, forças sociais, grupos de criadores, intelectuais para que não seja uma mera reprodução de decisões e modelações implícitas. Nem o currículo como algo tangível, nem os subsistemas que o determinam são realidades fixas, mas históricas.
Fonte: SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Portanto, os agentes participantes são os professores, os alunos, os pais, as forças sociais, os grupos de criadores e os intelectuais. A letra D é a resposta correta.
Gabarito do Professor: Letra D.