SóProvas


ID
1482982
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A tuberculose ainda é um sério problema da saúde pública reconhecido pelo Governo Brasileiro. Portanto, em razão de propósitos de suas políticas públicas, assumiu compromissos com seus cidadãos e com a comunidade internacional de controlar sua evolução, procurando reduzir sua prevalência na população. Foi necessária a consolidação da atuação dos Estados e Municípios para o combate à tuberculose sob as diretrizes nacionais, reforçando as atividades de coordenação, planejamento, supervisão e avaliação nas três esferas. Sendo assim, dentre as ações do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, aquela que compete ao nível municipal é:

Alternativas
Comentários
  • Competências municipais na vigilância em saúde

    As atribuições dos prefeitos com relação à vigilância em saúde estão previstas e relacionadas na Portaria GM/MS nº 1.172, de 15/6/04 (BRASIL, 2004), publicada pelo Ministério da Saúde, que regula a relação da vigilância entre os três entes federados. Competem aos gestores municipais, entre outras atribuições, as atividades de notifi cação e busca ativa de doenças compulsórias, surtos e agravos inusitados; investigação de casos notifi cados em seu território; busca ativa de declaração de óbitos e de nascidos vivos; garantia a exames laboratoriais para o diagnóstico de doenças de notifi cação compulsória; monitoramento da qualidade da água para o consumo humano; captura de vetores e reservatórios, identifi cação e levantamento do índice de infestação; coordenação e execução das ações de vacinação de rotina e especiais (campanhas e vacinações de bloqueio); vigilância epidemiológica e monitoramento da mortalidade infantil e materna; execução das ações básicas de vigilância sanitária; gestão e/ou gerência dos sistemas de informação epidemiológica, no âmbito municipal; coordenação, execução e divulgação das atividades de informação, educação e comunicação de abrangência municipal; participação no fi nanciamento das ações de vigilância em saúde e capacitação de recursos. As doenças de notifi cação compulsória estão relacionadas na Portaria Ministerial nº 5, de 21/2/06.

  • coordenar a procura sistemática de sintomáticos respiratórios, busca dos pacientes faltosos, bem como supervisionar e realizar a investigação e controle dos contatos.