-
Grilagem
A grilagem de terra é um crime grave praticado ainda em grande escala no interior do Brasil, principalmente na Amazônia. Os grileiros, nome dado a esses criminosos, são alguns dos principais responsáveis pelo desmatamento das florestas tropicais.
A grilagem nada mais é que a apropriação indevida de terras públicas, através da falsificação de documentos. Várias são os interesses para a existência dessa prática: especulação imobiliária, venda de recursos naturais do local(principalmente madeira), lavagem de dinheiro e até captação de recursos financeiros.
Fonte: http://ambiente.hsw.uol.com.br/grilagem.htm
Biopirataria
http://www.brasilescola.com/geografia/biopirataria-1.htm
-
Extrativismo Mineral é um termo que abrange os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais. Podem incluir-se aqui a exploração de petróleo e gás natural e até de água.[1] [2] Como atividade industrial, a mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas em que vivemos. Desde os metais às cerâmicas e ao, betão, dos combustíveis aos plásticos, equipamentos eléctricos e electrónicos, cablagens, computadores, cosméticos, passando pelas estradas e outras vias de comunicação e muitos outros produtos e materiais que utilizamos ou de que desfrutamos todos os dias, todos eles têm origem na atividade da mineração. Pode-se sem qualquer tipo de dúvida dizer que sem a mineração a civilização atual, tal como a conhecemos, pura e simplesmente não existiria, fato do qual a maioria de nós nem sequer percebe.
Ex nunc
-
A biopirataria é a exploração ou apropriação ilegal de recursos da fauna e da flora e do conhecimento das comunidades tradicionais.
-
ASSERTIVA B
Biopirataria corresponde à exploração, manipulação e transferência entre países de diferentes formas e espécies de seres vivos com finalidade comercial. Cientistas, muitas vezes enviados por empresas, apropriam-se do conhecimento dos nativos e também de seus recursos sem nenhum tipo de autorização ou pagamento...Segundo estimativas, esse tipo de prática gera uma receita de algo em torno de 10 bilhões de dólares anual, o Brasil é responsável por 10% desse comércio.
FONTE: http://www.brasilescola.com/geografia/biopirataria-1.htm