SóProvas


ID
148636
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973

Considere as seguintes assertivas a respeito do processo cautelar:

I. Salvo decisão judicial em contrário, a medida cautelar conservará a eficácia durante o período de suspensão do processo.
II. Em regra, o procedimento cautelar pode ser instaurado antes ou no curso do processo principal e deste é sempre dependente.
III. O requerido será citado, qualquer que seja o procedimento cautelar, para, no prazo de dez dias, contestar o pedido, indicando as provas que pretende produzir.
IV. Só em casos excepcionais, expressamente autorizados por lei, determinará o juiz medidas cautelares sem a audiência das partes.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • I) CORRETA
    "Art. 807. As medidas cautelares conservam a sua eficácia no prazo do artigo antecedente e na pendência do processo principal; mas podem, a qualquer tempo, ser revogadas ou modificadas.
    Parágrafo único. Salvo decisão judicial em contrário, a medida cautelar conservará a eficácia durante o período de suspensão do processo."

    II) CORRETA

    "Art. 796. O procedimento cautelar pode ser instaurado antes ou no curso do processo principal e deste é sempre dependente."

    III) ERRADA
    "Art. 802. O requerido será citado, qualquer que seja o procedimento cautelar, para, no prazo de 5 (cinco) dias, contestar o pedido, indicando as provas que pretende produzir."

    IV) CORRETA
    "Art. 797. Só em casos excepcionais, expressamente autorizados por lei, determinará o juiz medidas cautelares sem a audiência das partes."
  • Para não esquecer:C autelar; C itação; C inco dias.
  • Comentários sobre o item IV:A REGRA é a concesão da medida cautelar a PEDIDO, excepcionalmente ocorrerá sem a audiência das partes nos casos expressamente previstos em lei, observado que, apenas ocorrerá se a cautelar for INCIDENTAL!!!
  • Retificando o comentário do Douglas, a referência correta ao item I é o § único do art. 807, CPC.
  • Só para efeito de informação. O artigo que diz o que está no item IV é extremamente infeliz, segundo a doutrina, vez que deveria haver um "ou" entra casos excepcionais e autorizados por lei.

    Assim, na prática, o juiz defere a liminar inaudita altera pars quando tiver autorizado por lei ou em casos excepcionais, por óbvio, não autorizados na norma.