SóProvas


ID
1487683
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Embora Wilhelm Wundt seja considerado o fundador da psicologia, ele não foi o seu criador. A psicologia é o resultado de uma longa sequência de esforços criativos.” (Duane Schultz & Schultz, 2006). De acordo com a história da psicologia, analise as afirmativas a seguir.

I. A contribuição de Wundt para a fundação da psicologia moderna deve-se tanto à única descoberta científica quanto à promoção vigorosa da experimentação sistemática realizada por ele.
II. Em relação à história da psicologia, não é correto afirmar que Wundt foi um agente poderoso do que já estava em andamento, um promotor talentoso do inevitável.
III. Pode-se afirmar que após o falecimento de Fechner, um dos colaboradores da história da psicologia, seus papéis foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em sua memória durante o funeral.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • I - OK (CERTINHO)

    II - "No decorrer da segunda metade do século XIX, o Zeitgeist estava pronto para a aplicação

    da abordagem experimental a problemas da mente. Wundt foi um rigoroso agente do que já

    estava se desenvolvendo, um bem-dotado promotor do inevitável."  (pag.72 do livro). OK, CERTINHO, NÃO É CORRETO AFIRMAR, PORQUE ELE FOI UM AGENTE RIGOROSO E NÃO PODEROSO COMO DIZ A QUESTÃO.

     

  • Questão bem ridícula. 

  • Questão esquizofrênica. 

     

  • questão está errada ou gabarito errado, pois as alternativas I e II estão erradas.

  • Mas gente?????? Precisa saber do funeral do de cujus????????

  • Que questão mais errada.

    Por que foi Wundt e não Fechner a receber os méritos pela fundação da nova psicologia? A obra Elementos de psicofísica [Elements of psychophysics], de Fechner, foi publicada em 1860, cerca de 15 anos antes de Wundt iniciar os estudos de psicologia. O próprio Wundt declarou que o trabalho de Fechner representava a “primeira conquista” da psicologia experimental (Wundt, 1888, p. 471).

    Quando Fechner faleceu, seus papéis foram doados a Wundt, que proferiu palavras honrosas em memória a ele durante o funeral. Além disso, E. B. Titchener, discípulo de Wundt, referia-se a Fechner como pai da psicologia experimental (Benjamin, Bryant, Campbell, Luttrell e Holtz, 1997).

    Os historiadores são unânimes em relação à importância de Fechner, e alguns até questionam se, sem a sua contribuição, a psicologia teria começado naquele momento. Então, por que não creditam a Fechner os méritos pela fundação da psicologia?

    Referência: Schultz, Sydney Elien; Schultz, Duane P. História da Psicologia Moderna. pg. 68.