SóProvas


ID
1487719
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Resolução CFP nº 007/2003, que institui o manual de elaboração de documentos escritos e produzidos pelo psicólogo, relacione as modalidades de documentos às respectivas finalidades e conceito.

1. Declaração.
2. Parecer psicológico.
3. Atestado psicológico.
4. Relatório/laudo psicológico.

( ) Apresentação descritiva acerca de situações ou condições psicológicas
         e suas determinações históricas, sociais,
          políticas e culturais pesquisadas no processo de avaliação psicológica.
( ) Documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico,
         cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. ( ) Documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionadas ao atendimento psicológico.
( ) Documento que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, afirmando, dessa forma,
          sobre as condições psicológicas de quem por requerimento o solicita.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • 1. Declaração: informar apenas fatos circunstanciais relacionados ao atendimento psicológico. Segundo o CFP, não deve constar nas declarações, registros de sintomas, situações ou estados psicológicos. É necessário que seja registrado o nome e o sobrenome do solicitante, assim como a finalidade das informações solicitadas.

    2. Parecer psicológico: segundo o Manual de Elaboração de Documentos Escritos do CFP, o parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. Tem por finalidade esclarecer uma questão problema, dando resposta a uma consulta.

    3. Atestado psicológico: destina-se a certificar uma determinada situação ou estado psicológico e deve ser utilizado para atender a necessidades como justificativas para faltas, avaliação de aptidão para atividades específicas, solicitação de afastamento ou dispensa. Pode/deve conter, além de nome e sobrenome, informações sobre os sintomas, situações ou condições psicológicas que justifiquem o atendimento, o afastamento ou a falta.

    4. Relatório/laudo psicológico: de natureza e valor científicos, constitui-se de descrição de demanda, procedimento, análise, conclusão e identificações.

  • Ainda dá para ser respondida, porém está desatualizada em relação a "laudo/relatório"