SóProvas


ID
148774
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere, hipoteticamente, que a Justiça Federal determinou o uso de uma rotina automatizada para buscar e obter informações jurídicas no território nacional. Para tanto, especificou uma classe (mãe) com base nos fundamentos OO para ser usada em todos os sistemas de justiça regionais (classes-filha que herdam os atributos e operações da mãe). Suponha que os métodos de implementação das operações da classe mãe, mantidas suas assinaturas, tiveram de ser adaptados a cada região por motivos diversos. Nessa situação, é correto que

Alternativas
Comentários
  •      A herança é uma das principais características da orientação a objetos e está associada ao conceito de agrupamento de objetos de acordo com um conjunto de propriedades comuns.  Como classe é o agrupamento de objetos que compartilham a mesma estrutura de dados e funções, é possível encontrar grupos que possuam um conjunto de propriedades e que a partir desse grupo seja possível criar outros grupos que possuam propriedades ainda mais específicas, formando assim um subconjunto do anterior, herdando suas propriedades.
         A herança permite ainda que as características herdadas da classe mãe possam ser alteradas e expandidas pela classe filha.  Essa capacidade dos modelos orientados a objetos permite que a modelagem seja feita em camadas de classes, criando uma árvore, para cada classe com um nível decrescente de abstração. O uso de herança permite a criação de classes em diferentes situações simplificando a modelagem e implementação aumentando a capacidade de reutilização das classes.
         Polimorfismo é a propriedade que permite que a mesma mensagem possa ser respondida de forma diferente por duas ou mais classes, ou seja, o polimorfismo presente em linguagens orientadas a objetos permite que objetos de diferentes classes possam receber um mesmo formato de mensagem.  Isto permite a padronização das interfaces quando da criação das classes de um domínio, o que facilita a reutilização de software na abordagem de orientação a objetos.
  • Como conservou a suas assinaturas mudando-se apenas a implementação dos métodos em cada classe filha, tem-se o conceito de polimorfismo.

    Resposta: C
  • Quando classe-filha altera a implementação de um método genério da classe-mãe, temos o uso do polimorfismo, mais especificamente o dinâmico ou sobreposição, em que:
    • Ocorre em classes distintas.
    • A classe-filha é escolhida em tempo de execução (ligação dinâmica).
    • A escolha depende do tipo do objeto.
    Vale lembrar que existe outro tipo de polimorfismo: Estático ou Sobrecarga. Este ocorre em tempo de compilação, na mesma classe e com métodos de mesmo nome só que com assinaturas distintas (quantidade de parâmetros diferentes).

    Bons estudos!
  • A questão aborda sobre o conceito de polimorfismo que

    Significa “várias formas” é a capacidade em uma linguagem orientada a objetos de permitir que um método ou operação seja executado de várias maneiras diferentes.

    Permite programar no geral em vez de programar no específico. Em particular, permite escrever programas que processam objetos que compartilham a mesma superclasse (direta ou indiretamente) como se todos fossem objetos da superclasse; isso pode simplificar a programação. Em uma hierarquia de classes, denomina-se polimorfismo a especialização do comportamento de uma classe em suas subclasses.

  • c

    PoOlimorfismo implica metodos com mesma assinatura mas com parametros distintos para melhor adaptação à classe que usa esse recurso