SóProvas


ID
1488133
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

De acordo com a bibliografia do concurso, as técnicas de previsão de consumo podem ser classificadas em projeção, explicação e predileção. Sobre as técnicas é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.  A predileção é uma técnica não-matemática que trabalha com opiniões, pesquisa de campo, consultoria de especialistas e funcionários frente ao processo produtivo.

  • ·  Predileção (palpite de especialistas - qualitativa): a previsão da demanda é feita a partir de informações prestadas por empregados experientes, a partir de suas vivências.

    ·  Explicação (programação matemática): explicar o consumo (venda) no passado, a partir da sua relação com outras variáveis de evolução conhecidas. Empregam-se técnicas quantitativas de regressão e correlação.

    ·  Projeção (quantitativa – programas de produção): admiti-se que o futuro será uma repetição do passado, ou, ainda, que o consumo (vendas) sofrerá um acréscimo com o tempo.


    Gab: e

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as técnicas de previsão de consumo. Neste caso, marquemos a alternativa incorreta em relação ao assunto.

    Renato Fenili (2014) divide as técnicas em três categorias:

    • Predileção: a previsão ocorre mediante a apuração de informações de natureza qualitativa. Baseia-se em informações prestadas por empregados experientes que conhecem o consumo médio etc.

    • Explicação: tem o objetivo de explicar o consumo passado com base em outras informações de natureza quantitativa.

    • Projeção: é uma técnica de natureza quantitativa que preceitua que o consumo futuro será uma repetição do consumo do passado.

    Neste caso, podemos dizer que a alternativa "E" é a incorreta. No caso da predileção, o critério não deve ser a preferência dos funcionários, mas o conhecimento técnico dos que conhecem o consumo médio.

    GABARITO: E

    Fonte:  

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos. 3.ed. São Paulo: Método, 2014.