Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a gestão dos estoques. Neste caso, marquemos a alternativa incorreta.
A - correta. O estoque mínimo é considerado uma quantidade morta de materiais, só sendo consumida em caso de necessidade.
B - incorreta.
A ruptura de estoque é a falta de estoque disponível para atender as necessidades da organização. O problema é que por não possuir os itens para atender a demanda, a organização fica sujeita a custos desnecessários por falta de estoque, além de gerar insatisfação a clientes e manchas à sua credibilidade.
C - correta. O estoque mínimo é também chamado estoque de segurança e se destina a cobrir eventuais atrasos no ressuprimento, objetivando a garantia do funcionamento ininterrupto do processo produtivo.
D - correta. O estabelecimento de uma margem de segurança ou de estoque mínimo é o risco que a companhia ou instituição está disposta a assumir com relação à ocorrência de falta de estoque.
E - correta. A definição do estoque mínimo depende do grau de exatidão da previsão do consumo e do grau de atendimento; dificilmente ambos os casos são determinados com 100% de certeza.
Logo, assinalemos a alternativa "B".
GABARITO: B
Fonte:
FENILI, R. Administração e Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.