O jornalismo de dados é um novo conjunto de competências para buscar, entender e visualizar fontes digitais em um momento em que os conhecimentos básicos do jornalismo tradicional já não são suficientes. Não se trata da substituição do jornalismo tradicional, mas de um acréscimo a ele.
Em um momento em que as fontes estão se tornando digitais, os jornalistas podem e devem estar perto dessas fontes. A internet abriu um mundo de possibilidades além da nossa compreensão atual. O jornalismo de dados é apenas o começo do processo de evolução de práticas antigas para se adaptar ao mundo online.
O jornalismo de dados cumpre dois objetivos importantes para as organizações de mídia: encontrar notícias únicas (que não sejam de agências), e executar a função fiscalização do poder. Especialmente em tempos de perigo financeiro, essas metas são bastante importantes para os jornais.
Do ponto de vista de um jornal local, o jornalismo de dados é crucial. Existe um ditado que diz que "uma telha solta na frente da sua porta é mais importante que uma revolta em um país distante". O fato que se coloca diante de você e provoca impacto direto na sua vida. Ao mesmo tempo, a digitalização está em todos os lugares. Porque jornais locais têm esse impacto direto na região em que são distribuídos e as fontes tornam-se cada vez mais digitais, um jornalista precisa saber como encontrar, analisar e visualizar histórias usando dados como matéria-prima.
— Jerry Vermanen, NU.nl
Fonte: http://datajournalismhandbook.org/pt/introducao_2.html