SóProvas


ID
1488835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A respeito de banco de dados, julgue o item subsequente.

Em um relacionamento de tabelas de um banco de dados relacional, a chave estrangeira serve para referenciar uma entidade dentro de outra tabela, facilitando, assim, a busca e o agrupamento dessas entidades.

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião esta frase não está correta: "referenciar uma entidade dentro de outra tabela". Existe essa possibilidade ? 

  • Sim, acredito que esteja certa. Você pode possuir uma tabela de Pai/Responsável de alunos e outra de alunos, onde um aluno(entidade da tabela alunos) referencia, por meio de sua FK, o seu pai/responsável(entidade da tabela pai/responsável).


    Bons estudos.

  • Marcio Oliveira, a frase está um pouco diferente do que costumamos ler em livros. No entanto, não podemos levar certos enunciados ao pé da letra, mas sim tentar pegar a mensagem que a questão quer passar.

  • A fk faz referência a uma pk de outra entidade agora falar que faz referência a uma entidade... questão confusa

  • a chave estrangeira serve para referenciar uma entidade dentro de outra tabela

    Ficaria mais claro se o examinador falasse "atributo" ao invés de "entidade", visto que uma FK é um atributo ou conjunto de atributos dentro de uma outra tabela. Entidade, porém, é normalmente definida como um conjunto de atributos. Forçando um pouco a amizade, pode-se dizer que é uma "entidade dentro de uma entidade" para esta questão... de qqr forma, discordo do gabarito. Se tivesse feito essa prova, certamente entraria com recurso. 


  • Acho que a questão restringiu demais, pois pode haver autorelacionamento, sendo a chave estrangeira uma chave para a própria tabela. Não sei se alguém tentou entrar com recurso, mas acho que caberia.

  • qdo ele fala 'entidade', temos q entender q a fk referencia realmente um atributo da otura tabela q eh a chave primaria, mas como a chave primaria identifica cada entidade da tabela, entao está certo qdo  ele diz q a chave estrangeira se referencia a uma entidade de outra tabela. 

    alem disso, veja q como ela fala na questao, ela nao restringe, nao diz q n serve( ou q serve somente para se referir a entidade de outra tabela) q a chave estrangeira se refira para uma entidade da propria tabela , q seria o autorelacionamento, pois sabemos q isso eh possivel

  • CERTO


    Importante!

    Chave primária (primary key): é um atributo (coluna) ou uma combinação de atributos cujos valores distinguem uma linha das demais, entro de uma tabela.


    Chave estrangeira (foreign key): é um atributo ou uma combinação de atributos, cujos valores aparecem necessariamente na chave primária de uma tabela.


    A chave estrangeira é o mecanismo que permite a implementação de relacionamentos (navegabilidade)!!


  • Acho estranho falar de "Entidade" em modelo relacional. Achei q forçou a barra ai.

  • Também achei o termo "Entidade" muito mal aplicado. Um bom recurso conseguiria alterar o gabarito. Por muito menos já teve questão "certa" que foi considerada "errada" por conta de utilização de termos distintos.


    Ora, no modelo relacional uma entidade já é representado por uma tabela


    Ao substituir "entidade" por "tupla" estaria correto. (... a chave estrangeira serve para referenciar uma tupla (ao invés de entidade) dentro de outra tabela ...)

  • A chave é um atributo(coluna) contido em uma entidade(tabela) que serve para relacioná-la  de forma exclusiva a outra entidade(tabela). Portando, concordo com os colegas que não teria como ser "dentro de outra tabela", visto que a mesma já é. 

     

     

  • "Entidade dentro da tabela" foi foda...

  • Gab. CERTO

     

    (2016/TCE-PA/Auditor) Em bancos de dados relacionais, chave estrangeira é aquela que permite uma ligação lógica entre duas tabelas — a chave estrangeira de uma tabela se liga logicamente à chave primária de outra tabela. CERTO

  • Na moral, o Date deve estar se revirando no caixão.

  • CERTO

    Uma chave estrangeira é o campo que possibilita o relacionamento entre uma ou mais tabelas.

    Logo, quando uma coluna de uma tabela (chave estrangeira) está associada a outra coluna

    (chave primária) de outra tabela, estamos criando uma associação.

    Fonte: GRAN CURSOS ONLINE (

  • Em um relacionamento de tabelas de um banco de dados relacional, a chave estrangeira serve para referenciar uma entidade dentro de outra tabela, facilitando, assim, a busca e o agrupamento dessas entidades.

    CERTO

    --> A chave estrangeira referencia em outra tabela uma chave primária;

    --> Com a referenciação, tem-se a interação que facilita a busca e o agrupamento das entidades;

    --> Em cada tabela uma entidade que no caso é relacionada por meio das chaves.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois transforma o sonho em realidade."

  • Antes de ir à caça às bruxas(q parece q ela anda solta!!!), primeiro vamos ao conceito de entidade, segundo alguns autores[1][2][3]:

    [1]

    "É um objeto básico que o modelo ER representa, 'algo' do mundo real, com uma existência independente. Um banco de dados contém, geralmente, grupos de entidades que são similares. Um tipo entidade define uma coleção (ou conjunto) de entidades que possuem os mesmos atributos. A coleção de todas as entidades de um tipo entidade em particular, em um ponto no banco de dados, é chamada conjunto de entidades, que normalmente é chamado pelo mesmo nome do tipo entidade. Por exemplo, EMPREGADO refere-se ao tipo entidade, assim como ao atual conjunto de todas as entidades empregado no banco de dados.

    [2]

    Agora, observamos que um relacionamento pode ser considerado uma entidade em si. Se tomarmos como nossa definição de entidade “qualquer objeto sobre o qual queremos registrar informações”, então um relacionamento

    certamente se encaixará na definição. Por exemplo, “a peça P4 está armazenada no armazém A8” é uma entidade sobre a qual poderíamos muito bem querer registrar informações – por exemplo, a quantidade correspondente.

    Especificamente em um banco de dados relacional (consulte a Seção 1.6), as entidades básicas e os relacionamentos que as conectam são representados por meio de relações ou, em outras palavras, por tabelas.

    As partes verdes justificam a questao. Acho q não preciso falar mais nada!!!

    Acho incrível como os cursinhos se esquivam, de polemicas, dando respostas copiadas.

    E FOGEM DE POLEMICAS COMO O DIA*BO FOGE DA CRUZ!!!

    [1] SBD, E&N

    [2] BD, CJ Date.

  • Lembrando que é possível tal faceta na Chave Estrangeira pois ela permite o famoso VALOR NULL. Diferente da chave primária, que não permite.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa questão foi uma onda.

    "Em um relacionamento de tabelas de um banco de dados relacional, a chave estrangeira serve para referenciar uma entidade dentro de outra tabela, facilitando, assim, a busca e o agrupamento dessas entidades."

    • Acredito que a parte em vermelho queira falar o seguinte: A chave estrangeira está dentro de uma tabela, e ela está referenciando uma outra entidade fora dessa tabela.

    Em relação ao conceito de entidade no modelo relacional, a CESPE tem diversas questões que usa a mesma nomenclatura, é a famosa questão que quem estuda erra, todavia, devemos caminhar de acordo com o pensamento da banca.

  • Quando uma relação é considerada uma tabela de valores, cada linha na tabela representa uma coleção de valores de dados relacionados. Uma linha representa um fato que normalmente corresponde a uma entidade ou relacionamento do mundo real. Os nomes da tabela e de coluna são usados para ajudar a interpretar o significado dos valores em cada linha

    Navathe - 6º Edição

  • Cara, na boa, os professores devem tomar vergonha na cara por causa dos materiais de informática. Aprende-se muito mais com os comentários.