SóProvas


ID
1488856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação à análise de pontos de função, julgue o item subsecutivo.

Um processo elementar que tenha a intenção primária de apresentar informações ao usuário e que referencie uma função de dados para recuperar dados ou informações de controle pode ser uma saída externa ou uma consulta externa.

Alternativas
Comentários
  • SAÍDA EXTERNA: envia dados ou informações de controle

     - enviar para fora da fronteira

     - SEM processamento

    CONSULTA EXTERNA: envia dados ou informações de controle

    -  enviar para fora da fronteira

     - COM processamento

  • Darilton Carvalho, na verdade é o contrario do que disse.
    Saída Externa: COM processamento;Consulta Externa: SEM processamento.
  • Isso mesmo Roberta Lima

  • "(...) intenção primária de apresentar informações ao usuário (...)": Galera, para o usuário pouco importa se a "SE" faz processamento matemático ou não, essa é a função primária mesmo. Questão correta.

  • Mas no caso de uma "SE", não seria obrigatório haver processamento? Não entendi como pode ser tanto uma "SE" quanto uma "CE", pois havendo ou não processamento, uma delas não poderá ocorrer.

    Pelo que entendi, "intenção primária de apresentar informações ao usuário" não define se é uma SE ou CE.

  • Felipe RC, isso é a coisa mais complexa e chata de APF. Eu sinceramente não sei se vale a pena decorar isso. Respondendo:


    "Mas no caso de uma "SE", não seria obrigatório haver processamento?": A regra geral diz que sim, mas existem exceções!!


    Segundo o manual do IFPUG, uma "SE" DEVE fazer 1 ou mais da Lógicas a seguir:

    - (1) Atualização de pelo menos um ALI 

    - (2) Alteração do comportamento do sistema 

    - (3) Cálculos e fórmulas matemáticas 

    - (4) Criação de dados derivados 


    Ou seja, existem "SE" que fazem apenas atualização em um ALI...


    "Não entendi como pode ser tanto uma "SE" quanto uma "CE", pois havendo ou não processamento, uma delas não poderá ocorrer. Pelo que entendi, "intenção primária de apresentar informações ao usuário" não define se é uma SE ou CE.": 


    Pior que o manual do IFPUG fala que tanto o "CE" quanto o "SE" DEVE:

    - Preparação e apresentação de dados para fora da fronteira 


  • Consulta Externa

    Uma consulta externa (CE) é um processo elementar que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação. A intenção  primária de uma consulta externa é apresentar informações ao usuário através da recuperação de dados ou informações de controle. A lógica de  processamento não contém fórmula matemática ou cálculo, e nem cria dados derivados. Nenhum ALI é mantido durante o processamento, nem o comportamento do sistema é alterado.

    Saída Externa

    Uma saída externa (SE) é um processo elementar que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação e que inclui um  processamento adicional ao de uma consulta externa. A intenção primária de uma SE é apresentar informações ao usuário através de lógica de  processamento que não seja apenas a recuperação de dados ou informações de controle. A lógica de processamento deve conter pelo menos uma fórmula matemática ou cálculo, criar dados derivados, manter um ou mais ALIs ou alterar o comportamento do sistema.

  • Filipe RF... Propositadamente, a banca não afirmou se haveria processamento ou não. Por isso a afirmativa está correta, podendo ser tanto SE quanto CE.

  • A questão está correta porque o CESPE foi excludente (poderá ser "SE" ou "CE"). Poderá ser "SE" se houver processamento; se não houver processamento, poderá ser "CE". Como o CESPE não especificou isso, então pode ser um dos dois.

  • A função primária de uma SE e CE é de apresentar informações ao usuário, ou seja, enviar dados para fora da fronteira da aplicação. A diferença se dá na saída do processamento em que se for SE vai ter um processamento adicional, se for CE é apenas mostrar a informação sem processamento adicional. Como a questão não limitou a nenhuma das duas, apenas deixou o objetivo genérico de cada uma que é 'apresentar informações ao usuário'. DEssa forma, questão certa. 

  • Participa dos concursos da Defensoria Pública, por força do art. 24 da LC 80/94.

    Realmente não participa do concurso da AGU (STF, MS 32.176).