SóProvas


ID
1489753
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Redes sem fio utilizam protocolos de segurança para m elhorar confiabilidade da comunicação entre os dispositivos. São exemplos desses protocolos:

Alternativas
Comentários
  • WEP - Wired Equivalent Pricacy : O WEP usa uma chave secreta que é compartilhada entre a estação wireless e o ponto de acesso. Todos os dados enviados e recebidos pela estação podem ser cifrados com essa chave comparitlhada.  O algoritmo criptográfico usado pelo WEP é o RC4, com chaves que variam entre 40 e 128 bitsç.

    WPA Wi-Fi Proteced Access : é um protocolo de comunicação via rádio. É um protocolo WEP melhorado. Também chamado de WEP2, ou TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), essa primeira versão do WPA (Wi-Fi Protected Access) surgiu de um esforço conjunto de membros da Wi-Fi Aliança e de membros do IEEE, empenhados em aumentar o nível de segurança das redes sem fio ainda no ano de 2003, combatendo algumas das vulnerabilidades do WEP.



    Fonte: Wikipédia e livro de Nakamura

  • IMAP e POP3 - servidores de e-mail para recebimento de mensagens

    SNMP - gerenciamento de redes

    HTTP - utilizado pelo browser para acessar os sites

  • D)

    WEP e WPA.

    De acordo com o gabarito

  • Gabarito D

    WEP

    Este protocolo foi lançado como um padrão de segurança em 1997 e tornou-se o pioneiro no assunto de proteção de redes sem fio. Ele utiliza o algoritmo RC4 para criptografar os pacotes que serão trocados numa rede sem fios e usa também uma função detectora de erros que verifica se a mensagem recebida foi corrompida ou alterada no meio do caminho.

    Entretanto, depois de vários estudos e testes realizados com este protocolo, descobriu-se algumas vulnerabilidades e falhas que fizeram com que o WEP perdesse quase toda a sua credibilidade. O próprio algoritmo de criptografia RC4 foi apontado como o principal calcanhar de Aquiles do protocolo, e mesmo sendo indicadas outras opções para substituí-lo, o WEP caiu em descrédito e deixou de ser usado em aplicações sérias.

    Apesar disso, o protocolo ainda é muito usado ainda hoje, principalmente em instalações residenciais. Isso ocorre em parte por pura falta de informação dos usuários de redes sem fio e também pela insistência de fabricantes de pontos de acesso em permitir que esses equipamentos ainda suportem este padrão de segurança.

    WPA

    O WPA pode ser considerado um protocolo WEP melhorado, já que ele surgiu a partir de um esforço conjunto de membros da Aliança Wi-Fi e do IEEE para combater algumas das vulnerabilidades do WEP e aumentar o nível de segurança das redes sem fio.

    O WPA possui características interessantes que o tornam uma ótima opção para quem precisa de segurança. Por exemplo: é possível usar WPA em uma rede híbrida que tenha WEP instalado e migrar para WPA requer apenas uma atualização de software.

     

    Lançado em 2003, esse protocolo utilizava criptografia TKIP e era chamado de WEP2 por algumas pessoas, por ele ser uma medida intermediária da Wi-Fi Aliance para substituir o WEP. Logo em 2004 ele recebeu uma atualização, quando passou a ser chamado de WPA2 e a utilizar uma criptografia mais forte chamada AES. Ele também ficou conhecido como IEEE 802.11i-2004.

     

    Vamos na fé !

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • d-

    Padrão WEP

       a) Autenticação: Open System (SSID) ou Shared key

       b) Criptografia: RC4

    Padrão WPA

       a) Autenticação: PSK

       b) Criptografia: RC4 com TKIP

    Padrão WPA 2

       a) Autenticação: PSK

       b) Criptografia: AES