SóProvas


ID
1490281
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As redes sociais inseriram novas formas de comunicação e de participação entre os públicos das organizações. Com elas, surge um novo tipo de internauta que compartilha os conteúdos das organizações.

Esse internauta é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Como a comunicação lida com o usuário-mídia 

    As pessoas não acreditam mais em propagandas. Elas acreditam em outras pessoas. (COUTINHO, in RODRIGUES & ARRAIS, 2008)

    Há muita discussão sobre como as comunidades ou ferramentas derivadas da web 2.0 devem ser monitoradas em favor das organizações. Muitas companhias já fazem uso de serviços de acompanhamento disponíveis no mercado. Outras preferem realizar o trabalho de forma caseira e há um terceiro grupo que monitora, mensura e age sobre os resultados. Coutinho (2007, p. 12) destaca que as empresas descobriram a eficácia dessa mídia social e a estão utilizando para estreitar o relacionamento com o consumidor final. Muitos erros são cometidos por agências e organizações ao se relacionarem com os formadores de opinião na web. Sobre isso, Coutinho (id. ib) opina: “o foco real das corporações deve ser o públicofinal. O blogueiro é apenas o intermediário e a mensagem não pode parar nele”. A assertiva representa um alerta às organizações e agências que, muitas vezes, limitam-se às comunicações com os intermediários acreditando que a mensagem atingirá posteriormente os destinatários finais.

  • Quando jornalistas trabalham no exterior sem vínculos fixos com veículos de imprensa ou em regime de prestação de serviço, são chamados de Stringers. Estes são mais comuns em locais onde a mídia não acha tão interessante ou compensatório manter um correspondente fixo, como em países do Terceiro Mundo. Stringers geralmente produzem matérias para várias empresas diferentes ao mesmo tempo. wikipedia

  • gabarito: letra c

    usuário-mídia