SóProvas


ID
149128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos da teoria macroeconômica,
essencial à compreensão dos grandes agregados econômicos,
julgue os itens a seguir.

O fato de que a adoção de políticas monetárias críveis para combater a inflação reduz os custos da desinflação em termos de desemprego vai de encontro ao preconizado pela abordagem das expectativas racionais.

Alternativas
Comentários
  • Comecei a estudar economia a pouco e pelo que aprendi uma POLITICA MONETARIA não reduz a inflação, muito pelo contrario ela causa a inflação. Por exemplo a inflação de demanda.

    Acho que é isso.
  • Acho que o erro está em dizer que a medida adotada "vai de encontro", deveria ser "ao encontro", pois a expectativa com a adoção de políticas monetárias críveis seria a reduz dos custos de deflação.

  • Ser crível não basta, a autoridade monetária tem que ter a real determinação de alcançar tal meta!

  • Questão Errada

    Cuidado com o português: 

    ir de encontro a: oposição

    ir ao encontro de: concordância

    A credibilidade de uma política de combate à inflação impacta sim o comportamento dos agentes, pois influencia suas expectativas adaptativas. Isso vai de encontro ao que diz o enunciado.  

  • Questão complicada (português truncado), segue comentário objetivo:

    O fato de que a adoção de políticas monetárias críveis para combater a inflação reduz os custos da desinflação em termos de desemprego vai de encontro ao preconizado pela abordagem das expectativas racionais.

    FALSO - Faz parte da teoria das expectativas racionais (e não vai de encontro à mesma como afirma a assertiva) o fato de que uma política monetária crível (em que haja credibilidade frente aos agentes) possa reduzir a inflação sem o custo de diminuir o produto potencial de longo prazo, ou seja, sem o aumento do desemprego. Isso é observado na curva de Philips de longo prazo, em que a mesma é inelástica com relação à inflação (vertical), com um produto potencial em equilíbrio oriundo da fixação do desemprego natural não oscilante. Isso tudo somente ocorre porque a política monetária é, como dito anteriormente, crível, de forma que os agentes adaptam suas expectativas para o momento t+1, deslocando a curva de Philips no curto prazo para a direita e criando uma espiral inflacionária em torno do produto de equilíbrio, ou seja, o produto potencial de longo prazo é sempre o mesmo (a curva de Philips vai e volta em torno dele) e somente a inflação (ou a deflação) é gerada.

    Bons estudos.