-
... LM
... Veja que pelo gráfico, que para qualquer expansão ou retração
..... ... da política fiscal o impacto é nulo no produto, pois para os clássicos
..~?........ ... a oferta monetária é vertical. Resposta, letra A.
.. ....?=.... ...
..~?.... .
........?.
..... ........?,...
.,?...... ... ...?=... IS1
......=+.. ... ........
....,?.......
..........?,..... .
.......?~....
..I....... ... ..:?. .. IS2
......I:.. ... ........
....?,.....
... ....I~.......
......=+..
... ...,?..... IS3
... ..........
...
...
...
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
-
Gabarito Letra A
A) Correta. No caso clássico, a LM é completamente vertical e políticas fiscais expansionistas não alteram o produto. No caso clássico, temos o efeito crowding-out máximo. Por isso, a FGV deu essa alternativa como certa.
No entanto, o efeito crowding-out não ocorre somente no caso clássico, ele pode ocorrer em outras situações também. A única particularidade do efeito crowding-out no caso clássico é que o efeito é máximo.
B) Incorreta. No caso clássico, a política fiscal expansionista é ineficaz.
C) Incorreta. Na verdade é o inverso: quanto mais elástica for a IS, menos eficaz será a política fiscal. Em outras palavras, quanto menos inclinada for a IS, menos eficaz ela será.
D) Incorreta. No caso clássico, a política monetária é eficaz.
E) Incorreta. No caso clássico, a política monetária expansionista é eficaz. No entanto, a questão afirma que tanto o produto quanto a taxa de juros aumentariam. Sabemos que isso não ocorre, pois políticas monetárias expansionistas elevam o produto e DIMINUEM a taxa de juros.
Fonte: prof heber carvalho.
bons estudos
-
No Caso Clássico, a política fiscal é totalmente ineficaz exatamente porque ocorre o efeito crowding-out, que é uma total compensação do efeito positivo da expansão fiscal pelo efeito negativo da queda do investimento.
Isso ocorre porque o aumento da taxa de juros provocado pela expansão fiscal é tal que o impacto sobre o investimento fica muito grande.
Com esse raciocínio, já podemos ver que a letra A está correta e podemos também perceber que as letras B e C está errada, já que a política fiscal não afeta a renda e essa conclusão independe da inclinação da curva IS, já que a LM é vertical.
Por fim, a política monetária expansionista elevaria a renda, o que já elimina a alternativa D, mas isso aconteceria exatamente porque a taxa de juros cai e não o contrário como coloca a alternativa E.
Resposta: A