SóProvas


ID
1491409
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No dia 03/02/2014, o portal de notícias G1, publicou a notícia intitulada “Balança inicia 2014 no vermelho e registra o pior mês da história”. Um trecho afirmava que:

Após atingir em 2013 o menor superávit comercial em 13 anos, a balança comercial brasileira iniciou este ano no vermelho, com mais importações do que exportações, e registrou um saldo negativo de US$ 4,06 bilhões em janeiro - o pior resultado já apurado em todos os meses, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (3) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). "

(http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/02/balanca-inicia-2014-no-vermelho- e-tem-pior-mes-da-historia-em-janeiro.html, acessado em 05/04/2014.)

A partir desse trecho, é correto afirmar que o déficit comercial, no início de 2014, contribuiu para

Alternativas
Comentários
  • Déficit na balança comercial só influencia o saldo das Transações Correntes. As outras alternativas são somente componentes do saldo das Transações Correntes (B e C) ou do saldo total do Balanço de Pagamentos, por meio da Conta Capital e Financeira (D e E).

  • Bom, pessoal: a balança comercial é um dos componentes das Transações Correntes, assim como a conta de serviços e a conta de renda.

    Logo, a piora do saldo da balança comercial piora o saldo da conta “mãe” em que ela está inserida.

    Ou seja, reduz o saldo das Transações Correntes.

    Assim, o saldo da balança comercial em nada afeta o saldo das contas de serviços e de rendas.

    Mas certamente afeta o saldo das Transações Correntes, que engloba essas que citamos.

    As alternativas “d” e “e”, então, estão ainda mais distantes. As contas capital e financeira são outros grupos, que sequer possuem relação direta com a balança comercial.

    Resposta: A

  • BP:

    Transações Correntes

    *Conta Balanço Comercial

    • Bens (X-M)
    • Serviços (intangíveis): transporte, viagens, seguros, royalties, outros
    • Rendas: salários e investimentos (direto, carteira, outros)

    Gabarito A