SóProvas


ID
1493422
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes características de protocolos de rede:

I. Orientado a conexão.
II. Não confiável a entrega de dados.
III. Não fornece controle de fluxo.
IV. Divide as mensagens enviadas em segmentos.
V. Transmite mensagens em datagramas.
VI. Reagrupa as mensagens na estação de destino.
VII. Não verifica conexão antes de enviar a mensagem.
VIII. Reenvia tudo o que não foi recebido.
IX. Não reagrupa as mensagens de entrada.

Pode-se considerar que:

Alternativas
Comentários
  • TCP I. Orientado a conexão.
    UDP II. Não confiável a entrega de dados. 
    TCP III. Não fornece controle de fluxo. 
    TCP IV. Divide as mensagens enviadas em segmentos. 
    UDP V. Transmite mensagens em datagramas. 
    TCP VI. Reagrupa as mensagens na estação de destino. 
    UDP VII. Não verifica conexão antes de enviar a mensagem. 
    TCP VIII. Reenvia tudo o que não foi recebido. 
    UDP IX. Não reagrupa as mensagens de entrada. 

  • Manoel, só discordo da afirmação que o TCP "Não fornece controle de fluxo". Veja:


    Controle de fluxo - O TCP usa o campo janela ou window para controlar o fluxo. O receptor, à medida que recebe os dados, envia mensagens ACK (=Acknowledgement), confirmando a recepção de um segmento; como funcionalidade extra, estas mensagens podem especificar o tamanho máximo do buffer no campo (janela) do segmento TCP, determinando a quantidade máxima de bytes aceita pelo receptor. O transmissor pode transmitir segmentos com um número de bytes que deverá estar confinado ao tamanho da janela permitido: o menor valor entre sua capacidade de envio e a capacidade informada pelo receptor.

    (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transmission_Control_Protocol)


    Ordenaria da seguinte forma

    TCP:

    I. Orientado a conexão.
    IV. Divide as mensagens enviadas em segmentos. 
    VI. Reagrupa as mensagens na estação de destino. 
    VIII. Reenvia tudo o que não foi recebido. 


    UDP:
    II. Não confiável a entrega de dados. 
    III. Não fornece controle de fluxo. 
    V. Transmite mensagens em datagramas. 
    VII. Não verifica conexão antes de enviar a mensagem. 
    IX. Não reagrupa as mensagens de entrada.





  • Perfeito Salomão, isso mesmo.

  • Gabarito B

    Orientado à conexão - A aplicação envia um pedido de conexão para o destino e usa a "conexão" para transferir dados. Portanto, se faz necessário o estabelecimento de uma conexão, por meio de uma sequência de passos definida no protocolo para que os dois pontos da conexão possam interagir entre si.

    Handshake - Mecanismo de estabelecimento e finalização de conexão a três e quatro tempos, respectivamente, o que permite a autenticação e encerramento de uma sessão completa. O TCP garante que, no final da conexão, todos os pacotes foram bem recebidos.

    Ponto a ponto - uma conexão TCP é estabelecida entre dois pontos. A princípio, pacotes de broadcasting parecem violar esse princípio, mas o que ocorre é que é enviado um pacote com um endereço especial em seu cabeçalho que qualquer computador em sua rede pode responder a esse pacote, mesmo que não esteja explicitamente endereçado pra ele.

    Confiabilidade - O TCP usa várias técnicas para proporcionar uma entrega confiável dos pacotes de dados que, dependendo da aplicação, gera uma grande vantagem que tem em relação ao UDP. Aliado a outros fatores, o protocolo se mantém bastante difundido nas redes de computadores. O TCP permite a recuperação de pacotes perdidos, a eliminação de pacotes duplicados, a recuperação de dados corrompidos e pode recuperar a ligação em caso de problemas no sistema e na rede.

    Full duplex - É possível a transferência simultânea em ambas direções (cliente-servidor) durante toda a sessão. Apesar disso, em alguns momentos, o protocolo necessita que algum pacotes de dados cheguem para que se dê o envio de outros, o que limita as transmissões.

    Entrega ordenada - A aplicação faz a entrega ao TCP de blocos de dados com um tamanho arbitrário num fluxo (ou stream) de dados, tipicamente em octetos. O TCP parte estes dados em segmentos de tamanho especificado pelo valor MTU. Porém, a circulação dos pacotes ao longo da rede (utilizando um protocolo de encaminhamento, na camada inferior, como o IP) pode fazer com que os pacotes não cheguem ordenados. O TCP garante a reconstrução do stream no destinatário mediante os números de sequência.

    Controle de fluxo - O TCP usa o campo janela ou window para controlar o fluxo. O receptor, à medida que recebe os dados, envia mensagens ACK (=Acknowledgement), confirmando a recepção de um segmento; como funcionalidade extra, estas mensagens podem especificar o tamanho máximo do buffer no campo (janela) do segmento TCP, determinando a quantidade máxima de bytes aceita pelo receptor. O transmissor pode transmitir segmentos com um número de bytes que deverá estar confinado ao tamanho da janela permitido: o menor valor entre sua capacidade de envio e a capacidade informada pelo receptor.

    Controle de congestionamento -  o protocolo prediz o quanto a rede está congestionada e diminui sua taxa de transmissão de modo que o núcleo da rede não se sobrecarregue.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !