SóProvas


ID
1493488
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O Samba é utilizado em sistemas Linux para o compartilhamento de diretórios via rede, com a possibilidade de configurar permissões de controle de acesso. Após a sua instalação, é criado o arquivo de configurações do servidor Samba em ...I... . Podem ser criados diretórios no sistema de arquivos como em ..II..... . Podem ser criados usuários que realizarão login via rede através do Samba, como a usuária Maria, utilizando o comando ..III..... .

As lacunas I, II e III são correta, e respectivamente, preenchidas com

Alternativas
Comentários
  • Eliminando letras a,b e c

    O diretório "/etc" concentra os arquivos de configuração do sistema, substituindo de certa forma o registro do Windows.

    # CRIAR UM DIRETORIO
     mkdir /"NOME DA PASTA"


  • Gabarito D

    O Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows (NT, 2000, XP, Server 2003). Este artigo faz uma abordagem introdutória ao Samba, mostrando suas principais características e um pouco de sua história.

    Breve história do Samba

    O Samba é uma criação de Andrew Tridgell. De acordo com informações dadas no site oficial do software, Tridgell precisava montar um espaço em disco em seu PC para um servidor Unix. Esse PC rodava o sistema operacional DOS e, inicialmente, foi utilizado o sistema de arquivos NFS (Network File System) para o acesso. Porém, um aplicativo precisava de suporte ao protocolo NetBIOS (não suportado pelo NFS). A solução encontrada por Tridgell não foi tão simples: ele escreveu um sniffer (pequeno programa para captura de tráfego de dados em rede) que permitisse analisar o tráfego de dados gerado pelo protocolo NetBIOS, fez engenharia reversa no protocolo SMB (Server Message Block) e o implementou no Unix. Isso fez com que o servidor Unix aparecesse como um servidor de arquivos Windows em seu PC com DOS.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !