-
1FN: Não contém tabelas alinhadas (grupos repetidos ou colunas multivalorada ou coluna não atômica) ou seja, todos os atributos são atômicos e divisivel.
2FN: Uma relação está na 2FN se e somente se estiver na 1FN e não possuir dependências funcionais parciais, ou seja, todos os atributos não chave devem depender funcionalmente da chave primária inteira. Só ocorre com chave primária composta.
3FN: Uma relação está na 3FN se e somente se estiver na 2FN e não possuir dependencias transitivas entre os atributos. Dependência transitiva ocorre quando um atributo não-chave depende de outro que não é chave da relação.
4FN: Uma relação está na 4FN se e somente se estiver na 3FN e não existir dependencias multivaloradas.
5FN: EStá ligada a noção de dependência de junção.
FNBC: Uma relação está na FNBC se e somente se estiver na 3FN e não houver dependencia funcionais triviais dentro da chave primária.
-
Enquanto não eliminar as dependências transitivas sua tabela esta na 2FN
Para entrar na 3FN pré requisito chave é eliminar dependência transitiva.
Se eliminar dependencia transitiva então
--> Tabela esta na 3FN senão
--> Tabela esta na 2FN ainda
-
2FN.
A entidade esta em 3FN se todas as dependencias transtitivas (atributos que dependem indiretamente da chave primaria) sao eliminadas, criando tabelas com os atributos nao-chaves com pk um atrubuto que seja fk na tabela original.
-
Questão com pegadinha! Veja que o examinador fala na eliminação de dependências transitivas, que é um critério para se atingir a 3FN. Contudo, o que é perguntado é a forma normal em que a relação irá se manter, caso as dependências transitivas não sejam eliminadas. Como as formas normais são cumulativas, podemos assumir que a relação está na 2FN, se mantendo assim pela não satisfação das regras da 3FN.