SóProvas


ID
1494151
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 estabelece que os objetivos do ensino de 1º grau são destinados à formação da criança e do pré-adolescente, variando o conteúdo e método perfazendo as fases do desenvolvimento dos alunos. Se as escolas realmente trabalhassem no sentido de alcançar os objetivos legais deveriam pautar-se numa prática que priorizasse as noções de que

I- a criança é capaz de superar espontaneamente as ações egocêntricas, o pré-adolescente não, e aceitar e elaborar normas.

II- a criança é capaz de debater os princípios que norteiam as normas na escola, enquanto o adolescente, nega a aceitação da norma sem questioná-la.

III- à criança deve ser oferecida meios de manipulação e transformação de objetos, enquanto ao pré-adolescente podem ser oferecidas oportunidades de participação em discussões teóricas.

IV- a criança que se encontra na fase das operações concretas precisa ser motivada, enquanto o pré-adolescente já domina o desenvolvimento hipotético dedutivo.

V- a criança só entende aquilo que lhe é proposto através de atividades práticas, enquanto o pré-adolescente já compreende conceitos e noções abstratas.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada! Não existe mais 1º grau. Mistura de LDB com Piaget ?Alguém entendeu?

  • A meu ver, quando a banca trata do ensino de 1° Grau, ela se refere à criança (1° ano - Ensino Fundamental) e aos pré-adolescentes (1° Ano - Ensino Médio).
  • kkkkk né

     

  • Eu to e lascado com essa banca.. Porra, de onde ela tira essa coisas caralho.

  • A III e a IV da para aceitar, mas a V é impossível.

    V- a criança só entende aquilo que lhe é proposto através de atividades práticas, enquanto o pré-adolescente já compreende conceitos e noções abstratas. 

    Existem crianças que são mais desenvolvida que muitos adultos e cade a inclusão, quando usamos só isso é restringir a capacidade do indivíduo.