SóProvas


ID
1496554
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Como ensina Marilena Leite Paes sobre os estágios de evolução dos arquivos:

Alternativas
Comentários
  • c) terceira idade ou permanente são os arquivos propriamente ditos.

  • Ciclo de vida dos documentos ou a teoria das três idades:


    *Arquivo de primeira idade, corrente, ativo ou de momento: constituído de documentos em curso ou consultados freqüentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso . Por documentos em curso entenda-se que, nesta fase, os documentos tramitam bastante de um setor para outro, ou seja, podem ser emprestados a outros setores para atingirem a finalidade para a qual foram criados.


    *Arquivo de segunda idade, intermediário ou limbo: constituído de documentos que deixaram de ser freqüentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios. A permanência dos documentos nesses arquivos é transitória. São por isso também chamados de limbo ou purgatório, sendo estes termos adotados na Grã-Bretanha para designar esta fase.


    *Arquivo de terceira idade, permanente, histórico ou de custódia: constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução . Estes são os arquivos propriamente ditos, pois ali os documentos são arquivados de forma definitva.

  • Gabarito: C

     

    a) arquivo de primeira idade também é denominado arquivo corrente.

    b) os arquivos correntes são os de primeira idade.

    c) terceira idade ou permanente são os arquivos propriamente ditos. (Correto)

    d) “limbo” ou “purgatório” são outras denominações para arquivos de segunda idade.

    e) em todas as fases, a maneira de conservar e tratar os documento é diferente.

  • Achei a questão mal formulada. Não considero tercira idade e permanente como arquivo propriamente dito, e sim, termos sinônimos, equivalentes, enfim. Pois o significado de arquivo é outro. "arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução de suas atividades."

     

  • Isso que dá usar bibliografia ultrapassada. Independente da importância do livro e do nome dela, existem diversas questões a serem desconsideradas, ou por não terem sido atualizadas com a legislação, ou porque outras teorias já estão em prática. Não existe essa coisa de propriamente dito. A definição de arquivo é uma outra coisa e abranje documentos de todas as idades, não faz distinção. 

  • Tendi nada -_-

  • Por eliminação

    Gabarito: C

  • Pela conceito e definição de arquivo, considero o gabarito errado/desatualizado.

  • Se a Marilene Leite Paes descreve assim, quem sou eu né.

    “Arquivo de terceira idade, ou permanente, é aquele constituído de documentos que perderam todo o valor de natureza administrativa, que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução. Esses são os arquivos propriamente ditos.” (Marilena Leite Paes)