-
As relações diplomáticas entre Brasil e Paraguai foram rompidas em 1861 e voltaram a acontecer em 1865 já no contexto da guerra.
-
Gabarito - A
Questão Christie: Brasil rompe relações com a Inglaterra de 1863 a 1865. A relação é retomada no contexto da Guerra do Paraguai.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/questao-christie-brasil-rompe-relacoes-com-a-inglaterra.htm
Causas da Guerra do Paraguai
Diferentemente do que se pensava décadas atrás, as causas da Guerra do Paraguai não se relacionavam ao imperialismo da Inglaterra, pois estudos recentes, realizados a partir de comprovação documental, mostraram que esse conflito foi resultado do processo de formação e consolidação das nações da bacia platina.
A respeito dessas causas, o historiador Francisco Doratioto resumiu todo o contexto na afirmação abaixo: (abra o endereço https://brasilescola.uol.com.br/historiab/guerra-paraguai.htm )
-
a) A política expansionista paraguaia buscava uma saída para o mar pelo porto de Montevidéu.
A Guerra do Paraguai foi um conflito armado que ocorreu na América do Sul, na década de 1860, mais precisamente entre 1864 e 1870. Foi a luta entre o Paraguai e a chamada Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai. A principal causa do conflito foi a política expansionista do ditador Paraguai Francisco Solano Lopes de conquistar terras na Bacia da Prata e buscar acesso ao Oceano Atlântico através do porto de Montevidéu.
FONTE: http://guerradoparaguaicp2.blogspot.com/2013/10/
-
Solano López (1827-1870), cujo governo teve início em 1862, teria promovido uma política militar expansionista, com o objetivo de ampliar o território paraguaio. Segundo essa versão, Solano López pretendia criar o “Paraguai Maior”, anexando, para isso, regiões da Argentina, do Uruguai e do Brasil (como o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso). Obteria, assim, acesso ao Atlântico, que considerava essencial para a continuação do desenvolvimento econômico do país. (VICENTINO, p. 274).