SóProvas


ID
1496644
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Novos estudos apontam que os movimentos sociais no campo, ao longo da História do Brasil, são marcados tanto pela luta à terra como pela religiosidade popular. Alguns deles são denominados de messiânicos, e caracterizavam-se pela crença na vinda de “um messias” ou de algum emissário que ajudaria a acabar com a opressão e instaurar uma nova ordem. Enquanto ainda havia terras livres e vigorava o trabalho escravo não se fazia necessário, para o camponês ou pequeno posseiro, lutar pela posse da terra e pela subsistência de suas famílias. Acrescentando a essa questão as transformações na forma de posse da terra e das relações de trabalho, vão eclodir alguns movimentos, em diferentes espaços, durante o Império e também na República já implantada. São exemplos desses movimentos:

Alternativas
Comentários
  • Os Muckers  O grupo de fanáticos era liderado por Jacobina Mentz Maurer, que se julgava uma reencarnação de Cristo e que prometia construir a "cidade de Deus" para seus discípulos. Desde criança, Jacobina passava por supostos "transes", de modo que, neste estado, diagnosticava doenças.

    Em 1866, após se casar com o curandeiro João Maurer, sua fama começou a crescer. Na casa do casal se reunia um grupo de adeptos cada vez maior, até que com o crescimento do número de seguidores, Jacobina foi proclamada "Cristo", tendo escolhido seus apóstolos. Com o auxílio de plantas João Jorge Maurer curava pessoas, e como o médico mais próximo se encontrava a três horas, a casa do casal passou a ser usada como um pequeno hospital.

    Os seguidores do casal seguiam regras rígidas, tais como: não fumar, não beber e não ir às festas. Além disso, eles começaram a tirar seus filhos das escolas comunitárias. Desta forma, a resistência dos demais colonos aos seguidores do casal foi intensificada. Os seguidores do casal Maurer chamavam os demais de colonos de "spotter" (debochadores), enquanto os colonos os apelidaram de "mucker" (falso religioso).

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_dos_Muckers


    Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos, foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.


    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Canudos


    A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina..Nesta época, as regiões mais pobres do Brasil eram terreno fértil para o aparecimento de lideranças religiosas de caráter messiânico. Na área do Contestado não foi diferente, pois, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria. Este pregava a criação de um mundo novo, regido pelas leis de Deus, onde todos viveriam em paz, com prosperidade justiça e terras para trabalhar. José Maria conseguiu reunir milhares de seguidores, principalmente de camponeses sem terras.

    FONTE: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/guerra_contestado.htm

  • Esse mini documentário do YT poderá ajudar na compreensão da Revolta dos Muckers.

    https://www.youtube.com/watch?v=yVja67kf4Q0