SóProvas


ID
1496959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No mercado brasileiro, há diversos tipos de cimento Portland, que se diferenciam, principalmente, em função de composição química, formas de adição e propriedades físicas, cabendo ao engenheiro definir o cimento adequado ao projeto de engenharia, bem como realizar o controle tecnológico e estabelecer o correto armazenamento desse material. Com relação a tipos, propriedades, controle tecnológico e armazenamento do cimento, julgue o item subsequente.

Os cimentos mais escuros — aqueles com maior teor de óxido férrico (Fe2O3) — apresentam maior resistência que os claros.

Alternativas
Comentários
  • Os vários tipos de cimento normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência. As siglas correspondem ao prefixo CP acrescido dos algarismos romanos de I a V, conforme o tipo do cimento, sendo as classes indicadas pelos números 25, 32 e 40. As classes de resistência apontam os valores mínimos de resistência à compressão garantidos pelo fabricante, após 28 dias de cura. 

  • "O cimento branco apresenta-se como mais uma opção nas construções modernas. Com resistência até 100% maior do que o cimento cinza tradicional..."


    Fonte: http://piniweb.pini.com.br/construcao/noticias/cimento-branco-e-mais-resistente-que-o-tradicional-83671-1.aspx
  • Existe uma mentalidade generalizada fora do meio técnico que os cimentos com tonalidade escura são mais resistentes que os claros. Isto não corresponde a uma realidade. A cor do cimento é influenciada pela composição química das matérias primas, principalmente o teor de Fe2O3, não existindo nenhuma relação entre cor do cimento e sua resistência.