SóProvas


ID
1496983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos empreendimentos públicos, são realizados, frequentemente, vistorias, avaliação de imóveis, elaboração de perícias, relatórios técnicos e pareceres. Essas atividades ocorrem, por exemplo, nas desapropriações, sub-rogações e renovações de contratos de locação. Acerca dessas atividades, julgue o próximo item.

A quantificação do custo de um imóvel pelo custo unitário básico (CUB) é feita mediante a multiplicação do valor do CUB — que engloba os custos administrativos, financeiros e o lucro do empreendedor — pela área equivalente de construção, calculada para uniformizar áreas com diferentes padrões de acabamento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. O CUB não engloba o BDI (custos administrativos, financeiros e o lucro do empreendedor...).

  • Método da quantificação de custos: Identifica o custo do bem ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos.


  • Errado.


    O CUB é calculado com base nos diversos projetos-padrão representativos (1, 4, 8 ou 12 pavimentos; 2 ou 3 quartos, nos padrões de acabamento baixo, normal e alto) levando-se em conta os lotes básicos de insumos (materiais, mão-de-obra e equipamentos) com seus respectivos pesos constantes na NBR – 12721/99.

  • CUB -  o quociente da divisão do custo global da construção pela área equivalente em área de custo padrão total. 

     indicador do custo de construção, utilizado para a estimativa inicial e para o reajuste dos valores monetários calculados nos Quadros da NBR 12721.

    NÃO INCLUI BDI

  • Sem falar que o CUB não uniformiza padrões de acabamento, pelo contrário, ele tem três tipificações (baixo, médio e alto).

  • ERRADO

     

    Não está incluído nesse método

     

    Fundações especiais

    Elevadores

    Playground

    Obras e serviços complementares

    Projetos

    Remuneração construtor/incorporador

  • O lucro do empreendedor não está no CUB!