SóProvas


ID
1497532
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um pesquisador está testando em animais de experimentação uma nova droga para o tratamento do diabetes mellitus tipo II, que visa a diminuir a glicose sanguínea. Para saber a eficiência desta droga, ele testa parâmetros fisiológicos que refletem a homeostase glicêmica. O pesquisador injeta glicose por via endovenosa e mede a glicose sanguínea (glicemia) nos tempos 0 (antes da injeção), 30, 60 e 120 minutos após a injeção da glicose. Se a droga foi eficiente e recuperou a normalidade da homeostase glicêmica, a glicemia aumenta nos tempos iniciais e aos 120 minutos deve voltar ao normal. Isto porque:

Alternativas
Comentários
  • resposta A

     

    A presença de glicose na corrente sanguínea estimula a secreção de insulina cuja função é modular o movimento de glicose para dentro da célula diminuindo a concentração desse açúcar na corrente sanguínea.

    A insulina é um hormônio que estimula a captação de glicose no tecido adiposo e nos músculos por meio de um transportador de glicose específico – GLUT4 – em células
    musculares e gordura, mas não em células do fígado, portanto, a alternativa c está errada já que diz que o GLUT4 está presente em TODAS as células do organismo.

    O glucagon possui ação antagônica à insulina, ou seja, estimula a liberação de glicose na corrente sanguínea através  da glicogenólise (degradação do glicogênio em glicose) e gliconeogênese (estimula a síntese de glicose), portanto as alternativas B e E também estão incorretas.

    A epinefrina atua na liberação de glicose, análoga ao glucagon, portanto, D também está incorreta.

    .