O Unix é um sistema operacional de multitarefa preemptiva. Isso significa que, quando esgota-se um determinado intervalo de tempo (chamado quantum), o Unix suspende a execução do processo, salva o seu contexto (informações necessárias para a execução do processo), para que ele possa ser retomado posteriormente, e coloca em execução o próximo processo da fila de espera. O Unix também determina quando cada processo será executado, a duração de sua execução e a sua prioridade sobre os outros.
A multitarefa, além de fazer com que o conjunto de tarefas seja executado mais rapidamente, ainda permite que o usuário e o computador fiquem livres para realizarem outras tarefas com o tempo economizado.
QUAIS OS TIPOS DE SISTEMAS?
Os sistemas operacionais podem ser divididos em duas categorias: A primeira é em relação ao numero de processadores existente na máquina e, a segunda, ao numero de programas que ele suporta rodar.
MONOPROCESSADOS X MULTIPROCESSADOS
Os sistemas operacionais monoprocessados são aqueles criados com o intuito de executar instruções através de um único processador. Como por exemplos aquele computador, notebooks, netbooks e afins que se costumam usar.
Já os sistemas operacionais multiprocessados funcionam em Data Centers , Servidores Web , pois eles foram feitos para maquinas com dois ou mais processadores.
MONOPROGRAMADOS X MULTIPROGRAMADOS
Antigamente, os sistemas construídos eram monoprogramados, isto é, permitiam a execução de uma aplicação de cada vez. Se fosse hoje em dia, você teria que escolher entre acessar o Facebook ou ouvir musica os dois não iriam funcionar.
Mas, os computadores modernos (para a alegria de pessoas como você e eu) são multiprogramados, ou seja, permitem a execução de “simultânea” de várias aplicações ao mesmo tempo.
fonte:https://thiagodanta.wordpress.com/2015/04/04/sistemas-operacionais/