Plug and play é uma tecnologia que facilita a instalação de dispositivos no computador. Em outras palavras, a tecnologia Plug and Play foi criada com o objetivo de fazer com que o computador reconheça (detecte) e configure automaticamente qualquer dispositivo que seja instalado na máquina, facilitando a expansão segura dos computadores e eliminando a configuração manual.
Essa tecnologia surgiu com o aparecimento do barramento PCI (Peripheral Component Interconnect), desenvolvido pela Intel. Isso é possível utilizando-se pequenas memórias ROM nos periféricos. Essas memórias informam ao computador quem são os periféricos e como eles devem ser tratados.
Para que esse recurso funcione, tanto o BIOS (Basic Input Output System – Sistema Básico de Entrada e Saída) como o sistema operacional e o periférico devem ser compatíveis com a tecnologia. Antes do aparecimento dessa tecnologia, a instalação de dispositivos no computador exigia, frequentemente, configuração manual de uma série de quesitos, tanto no hardware, como no software dos micros. Também se poderia ter reconfiguração e atualização de dispositivos, que tanto frustavam os usuários, devido à forma como eram realizados!
Atualmente, os micros (equipamentos) possuem capacidade de plug and play. Podemos ver essa tecnologia em ação quando instalamos algum periférico novo (uma impressora, por exemplo) no micro e o sistema operacional emite alertas avisando que encontrou um novo hardware.
Gabarito: item correto.
Profa Patrícia Lima Quintão