-
Alguns processadores possuem um recurso chamado Thermal Throttling (controle térmico), que protege o processador em caso de superaquecimento, evitando que ele se queime. Se o processador atingir uma determinada temperatura de "gatilho" (que varia de acordo com o modelo), o processador automaticamente diminui a sua velocidade, de forma que a temperatura gerada diminua. Em caso de superaquecimento a máquina ficará mais lenta, mas em compensação o processador não queima. Se mesmo assim a temperatura não diminuir para um nível satisfatório, o computador é desligado, de forma a proteger o processador.
Existem na realidade dois tipos de Thermal Throttling: TM1 e TM2
-
CERTOO thermal throttling é uma forma de proteger o processador, caso este chegue a temperaturas muito elevadas.
-
Expressão praticamente idêntica a que está no site do Clube do Hardaware, acho que o examinador deve ser leitor dele.
"Thermal Throttling (controle térmico), que protege o processador em caso de superaquecimento, evitando que ele se queime." (http://www.clubedohardware.com.br/artigos/954)
-
NERD EMC2
Os processadores Pentium 4 possuem um recurso chamado Thermal Throttling (controle térmico), que protege o processador em caso de superaquecimento, evitando que ele se queime. Se o processador atingir uma determinada temperatura de "gatilho" (que varia de acordo com o modelo), o processador automaticamente diminui a sua velocidade, de forma que a temperatura gerada diminua. Em caso de superaquecimento a máquina ficará mais lenta, mas em compensação o processador não queima. Se mesmo assim a temperatura não diminuir para um nível satisfatório, o computador é desligado, de forma a proteger o processador.
Existem na realidade dois tipos de Thermal Throttling:
* TM1: Disponível nos processadores Pentium 4, Xeon, Celeron (núcleos Northwood e Prescott, somente) e Pentium M. Neste tipo o Thermal Throttling não diminui fisicamente o clock do processador, mas insere ciclos ociosos entre as instruções que são enviadas ao núcleo do processador (ou seja, insere "wait states" dentro do processador), o que diminui o desempenho do processador e, conseqüentemente, sua temperatura.
* TM2: Usado nos processadores Pentium 4 e Celeron soquete 775 e Pentium M, este tipo realmente diminui o clock do processador. Isto é feito diminuindo-se o multiplicador de clock do processador.
Fonte: Clube do Hardware
-
O recurso thermal throttling Protege o processador em caso de superaquecimento, evitando que ele se queime. Se o processador atingir uma determinada temperatura de "gatilho" (que varia de acordo com o modelo), o processador automaticamente diminui a sua velocidade, de forma que a temperatura gerada diminua. Em caso de superaquecimento a máquina ficará mais lenta, mas em compensação o processador não queima. Se mesmo assim a temperatura não diminuir para um nível satisfatório, o computador é desligado, de forma a proteger o processador.
-
Thermal Throttling ou Controle térmico, é uma tecnologia incorporada nos chips atuais (pioneiro foi o Pentium 4), que funciona de maneira a preservar o chip caso ocorra superaquecimento, reduzindo frequências, voltagens e % de uso, visando preservar-se e consequentemente diminuir a alta temperatura, até mesmo se auto-desligando, evitando assim sua queima.
Bons estudos!
-
parece um componente termostato usado em radiadores de veiculos...dispara quando chega a uma certa temperatura para evitar o superaquecimento...
interessante...vivendo e aprendendo....
-
Queria saber se são todos os processadores ou alguns que possuem essa ferramenta. Alguém?
-
NUNCA OUVI FALAR?????
-
É de comer?
-
oxeeeee ...