SóProvas


ID
1498411
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A importância dos estoques para o desenvolvimento da humanidade remonta a períodos anteriores ao da revolução industrial, entretanto, foi somente no século XX, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, que a administração de estoques ganhou bastante relevância para o contexto organizacional. A partir desse período, novas abordagens, metodologias e ferramentas foram incorporadas, visando a melhoria desse importante processo organizacional. São categorias de estoque mais comuns que existem nas organizações, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • D) Houve um erro de conceituação. 

  • De acordo com o conceito de ESTOQUE DE PRODUTOS EM PROCESSO:

    •      Estoques de produtos em processo: correspondem a todos os itens que já entraram no processo produtivo, mas que ainda não são produtos acabados. São os materiais que começam a sofrer alterações, sem, contudo, estar finalizados.

    http://auxiliaradmsenac.blogspot.com.br/2012/11/tipos-de-estoque.html

    http://pt.scribd.com/doc/65199920/3/TIPOS-DE-ESTOQUES

    GABARITO: D


  • As ferramentas fazem parte do ESTOQUE DE MATERIAL AUXILIAR.

  •  ---- Estoque  de  produtos  em  processo:  todos  os  itens  responsáveis  pela manutenção  dos  itens  que  estão  em  fase  de  transformação, como, por exemplo, as ferramentas (ERRADO)

      Estoques de produtos em processo: correspondem a todos os itens que já entraram no processo produtivo, mas que ainda não são produtos acabados. São os materiais que começam a sofrer alterações, sem, contudo, estar finalizados.(CERTO---FONTE:SENAC) http://auxiliaradmsenac.blogspot.com.br/2012/11/tipos-de-estoque.html

  • Os principais tipos de estoque são:

    - Estoque Consignado: estoques em posse de clientes, distribuidores, agentes, etc, cuja propriedade continua sendo do fabricante por acordo entre eles;

    - Estoque de Antecipação: estoque formado para nivelar as flutuações previsíveis na demanda, entrega ou produção de um item específico;

    - Estoque de Contingência: estoque mantido para cobrir potenciais situações de falha extraordinária no sistema;

    - Estoque de Proteção ou Hedge Inventory: é feito quando excepcionalmente está previsto um acontecimento que pode colocar em risco o abastecimento normal de estoque e gerar uma quebra na produção e/ou vendas. Normalmente são greves, problemas de novas legislações, período de negociação de nova tabela de preços, etc;

    - Estoque de Segurança ou Safety Stock: quantidade mantida em estoque para suprir nas ocasiões em que a demanda é maior do que a esperada e/ou quando a oferta para repor estoque ou de matéria-prima para fabricá-la é menor do que a esperada e/ou quando o tempo de ressuprimento é maior que o esperado e/ou quando houver erros de controle de estoque que levam o sistema de controle a indicar mais material do que a existência efetiva;

    - Estoque em Trânsito: tempo no qual as mercadorias permanecem nos veículos de transporte durante sua entrega;

    - Estoque Inativo: itens que estão obsoletos ou que não tiveram saída nos últimos tempos. Este tempo pode variar, conforme determinação do próprio administrador do estoque;

    - Estoque Máximo: Refere-se à quantidade determinada previamente para que ocorra o acionamento da parada de novos pedidos, por motivos de espaço ou financeiro;

    - Estoque Médio: metade do lote médio de compra ou fabricação, adicionado ao estoque de segurança;

    - Estoque Mínimo: quantidade determinada previamente para que ocorra o acionamento da solicitação do pedido de compra. Às vezes é confundido com "Estoque de Segurança". Também denominado "Ponto de Ressuprimento";

    - Estoque Pulmão: quantidade determinada previamente e de forma estratégica, que ainda não foi processada. Podem ser de matéria-prima ou de produtos semi-acabados;

    -Estoque Regulador: é normalmente utilizado em empresas com várias unidades/filiais, onde uma das unidades tem um estoque maior para suprir possíveis faltas em outras unidades;

    - Estoque Sazonal: quantidade determinada previamente para se antecipar a uma demanda maior que é prevista de ocorrer no futuro, fazendo com que a produção ou consumo não sejam prejudicados e tenham uma regularidade.

  • Bom dia felipe franca ,

    qual a fonte que você pegou estes conceitos?

  • Pessoal cuidado com o comentário de Felipe Solano, estoque mínimo = estoque de segurança. Não li tudo, pode haver outros erros, cuidado !!

  • A questão pede a INCORRETA.

    A) Estoque de materiais: todos os itens utilizados nos processos de transformação de produtos acabados. CERTO.

    B) Estoque de produtos acabados: todos os itens que já estão prontos para serem entregues aos consumidores finais. CERTO.

    C) Estoque em consignação: materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor até que sejam vendidos, caso contrário, deverão ser devolvidos. CERTO.

    D) Estoque de produtos em processo: todos os itens responsáveis pela manutenção dos itens que estão em fase de transformação, como, por exemplo, as ferramentas ERRADO.

    Estoque de material em processo: estoque de materiais em processo de transformação;

    E) Estoque em trânsito: corresponde a todos os itens que já foram despachados de uma unidade fabril para outra, normalmente da mesma empresa e que ainda não chegaram ao seu destino final. CERTO.

    Gabarito: D.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de estoques. No caso desta questão, devemos marcar a alternativa que traz um conceito equivocado sobre um dos tipos de estoques.

    Para responder esta questão, recorrei à lição de Petrônio Martins e Renato Campos (2009, P. 170). De acordo com esses autores, "os estoques constituem parcela considerável dos ativos da empresa, eles recebem um tratamento contábil minucioso. São classificados, principalmente para efeitos contábeis, em cinco grandes categorias."

    Os grandes grupos mencionados por Martins e Alt, são:

    • Estoques materiais
    • Estoques de produtos em processos
    • Estoque de produtos acabados
    • Estoque em trânsito
    • Estoque em consignação

    Agora vejamos mais detalhes sobre cada tipo de estoque

    • Estoque de materiais: compõe-se por todos os itens usados no processo produtivo, isto é, no processo de transformação em produtos acabados.
    • Estoque de produtos em processo: corresponde ao estoque em que todos os itens já fazem parte do sistema produtivo, mas ainda não dão produtos acabados. São aqueles que começaram a sofrer alterações.
    • Estoque de produtos acabados: é composto por itens que já estão no ponto de entrega aos consumidores finais.
    • Estoque em trânsito: corresponde aos itens que já despachados de uma unidade fabril para outra, no geral da mesma empresa, e que ainda não chegaram no seu destino final.
    • Estoque em consignação: são os materiais que continuam sendo propriedade do fornecedor até que sejam vendidos. Caso contrário, são devolvidos sem ônus.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta. O conceito apresentado não se relaciona com o de estoque de produto em processo, mas com o de estoque de materiais, que envolve os materiais auxiliares, aqueles que se encaixam no conceito apresentado na alternativa "D".

    GABARITO: D

    Fonte:

    MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.