SóProvas


ID
149848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos componentes de um computador, julgue os itens
seguintes.

O RAID 5 é similar ao RAID 4, mas armazena informação ECC (error correcting code), de controle de erros, no lugar da paridade.

Alternativas
Comentários
  • As diferentes maneiras de combinar os discos em um só, chamados de níveis de RAID, podem fornecer tanto grande eficiência de armazenamento como simples espelhamento, ou podem alterar o desempenho de latência (tempo de acesso). Podem também fornecer desempenho da taxa de transferência de dados para leitura e para escrita, enquanto continuam mantendo a redundância. Novamente, isto é ideal para prevenir falhas.

    Os diferentes níveis de RAID apresentam diferentes desempenho, redundância, capacidade de armazenamento, confiabilidade e características de custo. A maioria, mas nem todos os níveis de RAID, oferece redundância à falha de disco. Dos que oferecem redundância, RAID-1 e RAID-5 são os mais populares. RAID-1 oferece melhor desempenho, enquanto que RAID-5 fornece um uso mais eficiente do espaço disponível para o armazenamento dos dados.

    De qualquer modo, o ajuste de desempenho é um assunto totalmente diferente. Ele depende de uma grande variedade de fatores, como o tipo da aplicação, os tamanhos dos discos, blocos e arquivos.

    Existe uma variedade de tipos diferentes e implementações de RAID, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, para colocarmos uma cópia dos mesmos dados em dois discos (operação chamada de espelhamento de disco ou RAID nível 1), podemos acrescentar desempenho de leitura, lendo alternadamente cada disco do espelho. Em média, cada disco é menos usado, por estar sendo usado em apenas metade da leitura (para dois discos), ou um terço (para 3 discos), etc. Além disso, um espelho pode melhorar a confiabilidade: se um disco falhar, o(s) outro(s) disco(s) têm uma cópia dos dados.


    FONTE: http://www.dimap.ufrn.br/~aguiar/Manuais/Servidor/raid-niveis.html

  • Errado.

    O RAID 5 é realmente similar ao 4 mas supera alguns dos problemas mais comuns sofridos por esse tipo. As informações sobre paridade são distribuídas ao longo de todos os HD´s , ao invés de serem armazenadas num disco dedicado, oferecendo assim mais desempenho que o RAID 4, e, simultaneamente, tolerância a falhas. 

  • Errado. O enunciado se refere ao RAID 2 e não ao RAID 5.

  • RAID 2: É similar ao RAID 4, mas armazena informação ECC (Error Correcting Code), que é a informação de controle de erros, no lugar da paridade.

    fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID
  • Resposta ERRADA

    Segundo João Antônio, o RAID 5, assim como o RAID 4, utiliza a idéia de PARIDADE para garantir a reconstrução dos dados no caso de perda de um dos HDs. A diferença básica é que no RAID 5 os dados de correção(paridade) são espelhados entre todos os discos, e não somente em um disco específico determinado para a tarefa como acontece no RAID 4.


    fonte: Informática para concursos(joão Antônio)
  • O Erro da questão está em dizer que armazena informação ECC (Error Correcting Code).
    Segundo Siberschatz em "Fundamentos de Sistemas Operacionais - Oitava Edição", 
    - Nivel 5 de RAID: o nível 5 de RAID, ou paridade distribuída com blocos entrelaçados, difere do nível 4 por espalhar dados e paridade por todos os N+1 discos.

    O esquema de Código de Correção de Erros (ECC) é utilizado no RAID 2. Segundo o mesmo autor citado acima:
    - Nível 2 de RAID: o nível 2 de RAID também é conhecido como organização do código de correção de erros (ECC) semelhante a memória.
    OBS: 
    Esse mesmo esquema é utilizado no RAID de nível 3, porém aprimorando a técnica do nível 2. O RAID 3 é definido como organização de paridade com bits entrelaçados.

    Abs
  • Que danada de questão. Tomara que tenha sido apenas para os cargos de informática.

  • isso ae não é aquele negocio de matar mosquito ? 

  • A tecnologia RAID (Redundant Array of Independent Drives) implica um arranjo de discos rígidos, um conjunto de dois ou mais HDs, com o objetivo de aumentar a contigência e/ou melhorar o desempenho da leitura e escrita das informações, diminuindo o gargalo existente entre a memória primária e secundária.

     

    RAID 5 é a técnica mais utilizada hoje, a paridade é espalhada ao longo dos discos, assim não há sobrecarga em um único disco e consegue-se aliar contigência com desempenho. É importante saber que tanto os RAID 3 (Paridade) como o RAID 5 só mantêm a segurança se a falha ocorrer em um único disco.

     

    Fonte: Informática para Concursos, Renato da Costa, 3ª edição, pág. 566.

     

    Questão errada.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tô rindo até agora com o comentário do Matheus Salles.

     

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Matheus Salles, o melhor comentário!!! Kkkkkkkkkkk
  • Para entender como funciona o RAID 5 devemos lembrar que uma informação digital (byte) é composta por um conjunto de bits. Ao gravarmos uma informação num computador,  ou storage equipado com um arranjo de discos, a mesma é fatiada e cada uma das "partes digitais" é gravada em um ou mais HDs do sistema.

    Além das informações, bits adicionais são gerados (conhecido como bits de paridade) e gravados juntamente com cada um dos bytes. Os bits de paridade são a segurança do sistema e, em caso de falha de um dos HDs, com estes bits "adicionais" é possível determinar quais as partes faltantes, possibilitando a reconstrução dos dados sem perda de informação.

  • VIDA DE CONCURSEIRO É DIFÍCIL P CARAMBA....OBRIGADDDDDDDDDDDDA MATHEUS KKKKK

  • Raid, Sbp, Baygon, todos são similares

  • VERDADE CONCORDO, NUNCA VI

  •  A técnica RAID (Redundant Arrays of Inexpensive Disk) é usada em gerenciamento de discos para otimizar as operações de E/S e implementar redundância e proteção de dados.

    A técnica RAID 5 consiste: em distribuir os dados entre os discos do array, implementando redundância baseada em paridade;