SóProvas


ID
149896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A respeito de compiladores, ligadores, linguagem de máquina
(assembly) e conceitos associados, julgue próximos itens.

A criação da tabela de símbolos constitui tarefa realizada pelo ligador.

Alternativas
Comentários
  • Tabela de símbolos é uma estrutura de dados, geralmente uma árvore ou tabela de hash, utilizada em compiladores para o armazenamento de informações de identificadores, tais como constantes, funções, variáveis e tipos de dados. É utilizada em quase todas as fases de compilação, como a varredura, a análise sintática, a análise semântica, otimização e geração de código. Fonte wikipedia.

  • Quem cria a tabela de símbolos é o analisador léxico.
  • Quem é resposável por criar tabelas de símbolos é o compilador (tradutor), durante a fase de análise léxica do código.
  • Na verdade, quem cria a tabela de símbolos é o montador.

    "Para poder criar a tabela de símbolos, o montador deve (...)".
    Fonte: http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/EA876/apostila/HTML/node87.html

  • Paulo Lúcio,

    Esse material deve estar errado, pois quem cria a tabela de símbolos é mesmo o compilador.

    Abs.
  • Gabarito Errado

    Tabela de símbolos é uma estrutura de dados, geralmente uma árvore ou tabela de hash, utilizada em compiladores para o armazenamento de informações de identificadores, tais como constantes, funções, variáveis e tipos de dados. É utilizada em quase todas as fases de compilação, como a varredura, a análise sintática, a análise semântica, otimização e geração de código. Em cada fase ela pode ser utilizada como base para comparações ou mesmo atualizada com novos identificadores durante a saída de cada fase.

    Um compilador usa uma tabela de símbolos para guardar informações sobre os nomes declarados em um programa. A tabela de símbolos é pesquisada cada vez que um nome é encontrado no programa fonte. Alterações são feitas na tabela de símbolos sempre que um novo nome ou nova informação sobre um nome já existente é obtida.

    A gerência da tabela de símbolos de um compilador deve ser implementada de forma a permitir inserções e consultas da forma mais eficiente possível, além de permitir o crescimento dinâmico da mesma.

    Com isso é possível concluir que a tabela de símbolos serve como um banco de dados para o processo de compilação. Seu principal conteúdo são informações sobre tipos e atributosde cada nome definido pelo usuário no programa. Essas informações são colocadas na tabelade símbolos pelos analisadores léxico e sintáticoe usadas pelo analisador semântico e pelo gerador de código.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !