-
Não achei isso em nenhuma norma, ou manual, só em um site de ARQUITETURA!! foda viu, quando vão parar com essa palhaçada de decorar numeros máximos e mínimos? ridículo...
-
estacas de aço não são indicadas para solos residuais, são indicadas para solo com presença frequente de rochas e matacões. Os solos residuais são solos erodidos e transportados, logo menos resistentes
-
Josué, achei algo parecido em http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/83/artigo285302-1.aspx
"Classe 1: Fissuras transversais
Segundo o anexo da NBR 7480, a fissuração não é nociva quando pelo menos 85% das fissuras não ultrapassam os valores:
0,3 mm para estruturas protegidas com revestimento
0,2 mm para estruturas expostas em meio não-agressivo
0,1 mm para estruturas expostas em meio agressivo
Quando as fissuras ultrapassarem esses valores, porém não atingirem 1 mm, a estaca deverá ser marcada e acompanhada durante seu içamento e aprumo junto ao bate-estacas. Após esse procedimento, novo exame deve ser realizado, e se mostrar que as fissuras não se fecharam até os limites acima mencionados a estaca deverá ser rejeitada
Classe 2: Fissuras longitudinais
Esse tipo de fissura, relativamente rara, é suficiente para rejeitar a estaca."
Samuel, achei 2 sites com esta informação sobre as estacas x solo residual
http://premonta.com.br/estacas-metalicas/
http://www.fundacoesgeobrasil.com.br/servicosmet.html
Ah, e outra. Solos residuais são solos que permanecem no local (é o oposto dos transportados. ex: coluvionar, aluvionar...) e que tem característica da rocha mãe. Ele acompanha o perfil topográfico (daí vem a questão do comprimento variável) e a resistência varia com a profundidade onde o intemperismo atingiu.
-
As estacas metálicas podem ser constituídas por trilhos, perfis metálicos e tubos, ou conjuntos destes elementos soldados longitudinalmente. Elas apresentam as seguintes vantagens:
• São facilmente cortadas e emendadas, o que permite atingir grandes profundidades e também serem usadas em subsolos irregulares onde as estacas apresentam comprimentos muito diferentes. Por exemplo, em um edifício na Av. Beira Mar, duas estacas do mesmo bloco, distantes uma da outra 60cm, apresentaram nega com comprimentos de 6 m e 18 m.
• Têm alta resistência, o que possibilita a penetração em camadas compactas, permitindo que a estaca suporte elevada carga de arrancamento. Também permite que camadas compactas sobrejacentes a camadas compressíveis sejam ultrapassadas, indo a estaca se apoiar em camadas mais profundas de maior resistência e sem perigo de recalque.
• A elevada resistência do aço e a possibilidade de formação de conjuntos de trilhos ou perfis soldados longitudinalmente permitem a obtenção de estacas capazes de suportar cargas elevadas. Por exemplo, o triplo trilho 68 ( 3TR68) suporta até 180 ton.
As principais desvantagens das estacas metálicas são:
• São sensíveis à corrosão, quando cravadas em aterros ou expostas ao ar ou à lâminas d’água livres.
• Desviam com facilidade quando encontram obstáculos localizados durante a cravação.
• Custo relativamente alto quando comparado com o de outros tipos de estacas.
FONTE: PROGRAMA DE INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DO CEARÁ - FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES - CADERNO DE ENCARGOS
-
Gabarito C
CARACTERÍSTICAS:
• As Estacas Metálicas são indicadas para solos residuais, onde a profundidade não é constante, o que na utilização de estacas pré moldadas, pode se gerar perdas por quebras de estacas, em solos que existe a necessidade de ultrapassar grandes camadas de argila ou pedregulho e em locais com camadas de solos moles, onde é possível a diminuição da seção da estaca.
• As Estacas Metálicas podem ser cravadas por meio de prensagem, vibração ou percussão. O método de prensagem é utilizado em obras que é necessário evitar vibrações, o método de vibração é feito utilizando-se um martelo dotado de garra para a fixação da estaca e por fim o método de percussão que utilizam-se pilões de queda livre, é instalado no topo da estaca peças de cepo e coxim nos bate estacas para amortizar os golpes e tensões.
Fonte:http://www.fundacoesgeobrasil.com.br/servicosmet.html