SóProvas


ID
1499836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Na execução do controle de cravação das estacas pré-moldadas de concreto, é necessário

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro do item a)?

  • n vi erro na letra A tb

  • Senhores, boa tarde.

     

    Marquei equivocadamente a letra "a". Ainda assim acredito que somadas as demais boas práticas deve-se verificar o prumo da estaca. 

    Pesquisando sobre o assunto, encontrei uma breve citação sobre este tema no material de "Fundação - Manual de Estruturas" desenvolvido ABCP. No entanto este trecho refere-se à estacas cravadas metálicas. Segue abaixo:

     

    Estacas pré-moldadas - Metálicas
    São encontradas na forma de trilhos ou perfis. Não há possibilidade de quebra e, caso seja necessário realizar emendas, essas devem ser soldadas, não devendo permitir o uso de luvas ou anéis.
    Um problema que ocorre com relativa freqüência em estacas cravadas por percussão através de espessas camadas de argila mole é o drapejamento, isto é, encurvamento das estacas, mesmo quando se tomam cuidados com o prumo durante a cravação. Tal fato, no entanto, é raramente detectado.
     

     

    Ao consultar a NBR 6122, constata-se que para estacas cravadas, deve-se anotar os seguintes elementos, conforme tipo de estaca:

    a) comprimento real da estaca abaixo da cota de
    arrasamento;
    b) suplemento utilizado - tipo e comprimento;
    c) desaprumo e desvio de locação;
    d) características do equipamento de cravação;
    e) negas ou repiques no final de cravação e na recravação,
    quando houver;
    f) qualidade dos materiais utilizados;
    g) consumo de materiais por estaca;
    h) comportamento da armadura, no caso de estacas
    tipo Franki armadas;
    i) volume de base e diagrama de execução;
    j) deslocamento e levantamento de estacas por efeito
    de cravação de estacas vizinhas;
    k) anormalidades de execução.

     

    Percebe-se que a norma não foi clara ao definir o termo "conforme o tipo de estaca". No método executivo descrito nesta mesma NBR, também não observei nenhuma menção aos cuidados em relação ao desaprumo da estaca pré-moldada de concreto.

     

    Em síntese, a NBR 6122 é genérica quanto ao assunto, pois não define qual o tipo de estaca cravada (madeira, metal, concreto) deve-se tomar nota em relação ao desaprumo e desvio de locação. Ou seja, no meu entender seria possível observar este detalhe para qualquer um dos tipos de estaca cravada, sem prejuízo à execução do serviço.

  • Principais cuidados com a execução

    Durante a execução das estacas pré-moldadas de concreto alguns cuidados devem ser tomados, para que a fundação seja executada de maneira satisfatória. Esta execução é muito simples, os principais passos são:Posicionamento da estaca; Cravação com equipamento indicado; Controle da capacidade de carga.

    O primeiro cuidado é quanto ao controle de qualidade da fundação. Todas as estacas que chegam da fábrica são identificadas e possuem informações importantes como a data da concretagem. Este controle deve continuar em obra, registrando todas as peças utilizadas em o local onde foram cravadas.A estaca deve ser posicionada acima do ponto de cravação e verificado o alinhamento com este ponto. Além disso, o equipamento e estaca devem estar perfeitamente aprumados.controle da cravação a estaca deve ser marcada de metro em metro. Assim é possível registrar quantos golpes foram necessários para cravação de cada metro da estaca e a profundidade já penetrada.Outro cuidado importante é quanto à nega. A nega é um método simples de aferição da capacidade de carga da estaca, quando a mesma já atingiu a profundidade indicada em projeto. A nega consiste no deslocamento da estaca durante três séries de dez golpes cada para cravação da estaca.

    Fonte:https://www.engenhariaconcreta.com/estacas-pre-moldadas-de-concreto-principais-caracteristicas-e-dicas/