SóProvas


ID
150061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos conceitos de tecnologias, características, arquiteturas e protocolos de redes locais Ethernet, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Spread Spectrum: O que é

     Tecnologia

     Spread Spectrum é uma técnica de codificação para a transmissão digital de sinais. Ela foi originalmente desenvolvida pelos militares durante a segunda guerra mundial, com o objetivo de transformar as informações a serem transmitidas num sinal parecido com um ruído radioelétrico evitando assim a monitoração pelas forças inimigas.

     A técnica de spread spectrum consiste em codificar e modificar o sinal de informação executando o seu espalhamento no espectro de freqüências. O sinal espalhado ocupa uma banda maior que a informação original, porém possui baixa densidade de potência e, portanto, apresenta uma baixa relação sinal/ruído. Para os receptores convencionais esta comunicação pode até ser imperceptível.

     Desenvolvimento

     O desenvolvimento da tecnologia spread spectrum viabilizou a transmissão de dados via rádio com alta confiabilidade e com taxas de transmissão cada vez melhores, o que possibilitou o seu uso na implementação de redes locais (LAN’s) ou regionais (WAN’s), trazendo grande mobilidade e flexibilidade para seus usuários. Esta tecnologia é também uma alternativa para a implementação da última milha das redes de operadoras de serviços de telecomunicações.

     Os rádios spread spectrum utilizam os protocolos padronizados para redes sem fio (IEEE 802.11), e suas interfaces suportam os principais protocolos de redes existentes. O padrão IEEE 802.11 originalmente previa taxas de transmissão de até 2 Mbit/s. A versão IEEE 802.11b prevê a utilização de taxas de até 11 Mbit/s.

  •  Aplicações
     As interfaces de dados típicas disponíveis são do tipo Ethernet, embora possam ser encontradas também portas RS-232, V.35, RS-485 e E1/T1. Os serviços mais comuns oferecidos são de interligação de redes corporativas ou de acesso a Internet (que compete diretamente com serviços do tipo ADSL) sendo que, em ambos os casos, a banda oferecida para cada usuário depende da arquitetura implementada.
     Observa-se, entretanto, que alguns desses sistemas não possuem funcionalidades que permitam a implementação de serviços do tipo VPN (Virtual Private Network) ou VLAN (Virtual LAN) sem o uso de equipamentos adicionais, tais como Switch’s ou IP Mux’s.

     Freqüências
     Os rádios spread spectrum utilizam as faixas de freqüências livres adotadas por vários países, inclusive o Brasil, denominadas internacionalmente como bandas ISM (Instrumentation, Scientific & Medical) definidas nas faixas de 900 MHz, 2,4 GHz e 5,8 GHz.

  • Retirado do seguinte trecho...

    "

    Sistemas Infrared: Para transmitir dados os sistemas infravermelho utilizam freqüências muita altas, um pouco abaixo da luz visível no espectro eletromagnético. Igualmente à luz, o sinal infravermelho não pode penetrar em objetos opacos. Assim as transmissões por infravermelho ou são diretas ou difusas.

    Os sistemas infravermelho diretos de baixo custo fornecem uma distância muito limitada (em torno de 1,5 metro). São comumente utilizados em PAN (Personal Area Network) como, por exemplo, os palm pilots, e ocasionalmente são utilizados em WLANs."

    http://www.rnp.br/newsgen/9805/wireless.html#ng-como

  • Qual o erro da D?