SóProvas


ID
150067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a protocolos de roteamento, e características, arquiteturas e protocolos de redes de videoconferência, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A frase da letra D) está completamente equivocada.

    O BGP aprende rotas por meio de mensagens de UPDATE. É permitido atribuir pesos às rotas aprendidas.

  • A função primária de um sistema BGP é trocar informação de acesso à rede, inclusive informação sobre a lista das trajetórias dos ASs, com outros sistemas BGP.
    Quando um roteador se conecta à rede pela primeira vez, os roteadores BGP trocam suas tabelas de rotas completas. Quando a tabela de rotas muda, roteadores enviam a parte da tabela que mudou. Roteadores BGP não enviam regularmente atualizações de roteamento planejadas e as atualizações de rotas informam somente a trajetória ótima para uma rede.

    BGP usa uma única métrica para determinar a melhor trajetória para uma dada rede. Esta métrica consiste de número arbitrário que especifica o grau de preferência de um enlace em particular e é atribuído pelo administrador da rede. Este número pode ser baseado em qualquer critério: número de ASs que a trajetória cruza, estabilidade, velocidade, retardo ou custo.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Border_Gateway_Protocol
     

  • Por que a letra E está incorreta? Por causa do MGCP?
  • E por que a letra C está certa?

    Não são todos os protocolos de sinalização que dependem de um controle de chamada central. O SIP e o H.323 realizam controle de chamada distribuído, por exemplo.

    Alguém discorda?
  • O erro na letra D é que ela chama os atributos do BGP de pesos. O peso(weight) é apenas um dos atributos utilizados pelo BGP para chegar ao valor da métrica.
  • Acredito que o erro da letra D é quando ele afirma que "As métricas aprendidas pelo protocolo BGP permitem que seja determinada a melhor rota para um destino. Estas métricas são chamadas de pesos do BGP."

    Douglas E. COmer em Interligação de redes com TCP/IP volume 1 na 5ª edição pg 174 ensina que "...O BGP APENAS propaga informações de alcançabilidade, um receptor pode implementar restrições de política, mas não pode escolher uma rota de menor custo. Um emissor anuncia apenas caminhos que o tráfego deve seguir."

    Acho que é isto.

    Bons estudos
  • Pessoal, entendo que o erro da alternativa "d", que é a resposta da questão (incorreta) é afirmar que o BGP encontrará a "melhor rota". Segundo o livro do KUROSE, uma das funções do BGP é determinar rotas "boa" para sub-redes com base na informação de atingibilidade e na política do AS. O BGP é um algoritmo de roteamento que atual inter-ASs. Um sistema autônomo pode não querer, por exemplo, que seus pacotes passem por uma rota utilizando um outro AS em especial, mesmo que aquele seja o melhor caminho. A isso chamamos de política. O BGP utiliza fortemente esse conceito de política que é configurada pelo administrador da rede.