SóProvas


ID
1501594
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O padrão de projeto singleton tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • O Padrão Singleton tem como definição garantir que uma classe tenha apenas uma instância de si mesma e que forneça um ponto global de acesso a ela. Ou seja, uma classe gerencia a própria instância dela além de evitar que qualquer outra classe crie uma instância dela. Para criar a instancia tem-se que passar pela classe obrigatoriamente, nenhuma outra classe pode instanciar ela. O Padrão Singleton também oferece um ponto global de acesso a sua instância. A própria classe sempre vai oferecer a própria instância dela e caso não tenha ainda uma instância, então ela mesma cria e retorna essa nova instância criada.


    Fonte: http://www.devmedia.com.br/padrao-de-projeto-singleton-em-java/26392

  • Singleton . Este padrão garante a existência de apenas uma instância de uma classe mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Singleton

  • Este padrão garante a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.

    Nota linguística: O termo vem do significado em inglês quando se resta apenas uma carta nas mãos, num jogo de baralho.

    Alguns projetos necessitam que algumas classes tenham apenas uma instância. Por exemplo, em uma aplicação que precisa de uma infraestrutura de log de dados, pode-se implementar uma classe no padrão singleton. Desta forma existe apenas um objeto responsável pelo log em toda a aplicação que é acessível unicamente através da classe singleton.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Singleton

  • e

    Singleton é usado quando somente uma instancia deve ser cirada. Geralmente usa "synchronized" para so deixar um thread acessar a classe por vez. 

  • Singleton: Garante que uma classe tenha somente uma instância e fornecer um ponto global de acesso para ela.