SóProvas


ID
1502287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O governo federal anunciou a liberação de R$ 410 milhões para ações de combate ao crack e outras drogas, além de um plano integrado de enfrentamento das drogas. O anúncio foi feito durante cerimônia da 12.ª Semana Nacional sobre Drogas, da qual o presidente Lula participou. Para o presidente, “estamos diante de um inimigo desconhecido e, muitas vezes, só conhecemos as vítimas das drogas".

                                                                      Revista Época. Internet: , 21/6/2010 (com adaptações).

A respeito do tema abordado na notícia acima, julgue o  item.

A vulnerabilidade e a relação com o cuidado são consideradas pontos consensuais para a caracterização dos usuários de crack/cocaína.

Alternativas
Comentários
  • Os pontos consensuais para a caracterização dos usuários de crack/cocaína são os seguintes: 

    a) Funcionalidade - estipula o grau de rupturas que o usuário de crack apresenta em sua vida social em decorrência do uso da substância. Neste sentido, usuários podem ser funcionais ou disfuncionais. Vale ressaltar que tais conceitos não reproduzem a relação tradicionalmente utilizada do padrão de uso e sim se referem a um padrão funcional ou disfuncional de vida. 

    b) Vulnerabilidade - identifica os usuários como mais ou menos propensos aos agravos do uso, incluindo não só agravos físicos e psíquicos como sociais.

     c) Relação com o cuidado - identifica as formas de acesso ao cuidado, não só aos serviços de saúde, como também à rede de apoio social. Diz respeito também à oferta de cuidado, e não apenas ao usuário. 

    Abordagens Terapêuticas a Usuários de Cocaína/Crack no Sistema Único de Saúde.