SóProvas


ID
1502326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das políticas sociais que integram a seguridade social, julgue o próximo item.

O intuito da reforma previdenciária, iniciada no governo de Fernando Henrique Cardoso, era inscrever na Constituição Federal elementos que viabilizassem a transferência dos sistemas de previdência para o setor privado.

Alternativas
Comentários
  • a  Emenda Constitucional nº 20/98, que FHC fez aprovar no Congresso Nacional, inscreveu na Constituição Federal elementos que ajudam a viabilizar a transferência dos sistemas de previdência para o setor privado. Entre eles estão o "caráter contributivo" e o "equilíbrio financeiro e atuarial", que passaram a ser exigidos tanto para o regime geral quanto para os regimes próprios dos servidores públicos. Estes critérios não foram adotados com o objetivo confessado de privatizar os sistemas de previdência, mas sim de muni-los de uma racionalidade econômico-financeira que os tornasse "auto-sustentáveis", ou seja, que desobrigue o Estado de mantê-los por meio de recursos oriundos de outras fontes, perdendo a previdência o seu caráter de proteção social para transformar-se numa atividade puramente financeira. 

    A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, SEUS “MODELOS EXTERNOS” E SEUS EFEITOS SOBRE A UNIVERSIDADE E O SERVIÇO PÚBLICOS

    Osvaldo Coggiola

    (Departamento de História [FFLCH-USP] e Vice-presidente do ANDES – Sindicato Nacional)


  • Se tratando da era do FHC tudo era em prol da privataria.

  • O primeiro caminho do desmonte é o da desconfiguração dos direitos previstos constitucionalmente. Estes não foram nem uniformizados e nem universalizados. Diversas contrarreformas, como a previdência de 1998, 2002 e 2003, sendo as primeiras no Governo Fernando Henrique Cardoso e outra no Governo Lula, restringiram direitos, reforçaram a lógica do seguro, reduziram valor de benefícios, abriram caminho para a privatização e para a expansão dos planos privados, para os fundos de pensão, ampliaram o tempo de trabalho e contribuição para obter aposentadoria (BOSCHETTI E SALVADOR 2003). 

  • CORRETA

     

    A assertiva está correta. O ideal de Estado do Governo Fernando Henrique era baseado no modelo neoliberal, no qual prega-se o Estado mínimo. Assim, a reforma previdenciária empreendida pelo Governo FHC era no sentido de viabilizar a transferência paulatina do sistema de previdência para o setor privado. Por este motivo, fez diversas preposições legais, tal como as Leis Complementares nº 108 e 109, as quais reestruturaram a previdência privada no Brasil

    FONTE: Professor: Amable Zaragoza

  •  Governo de Fernando Henrique é igual a Neoliberalismo... Privatizações, Politicas focalizadas, restrição de direitos... etc...

  • GABARITO CERTO

    Tomei por base, elementos que evidenciam a real política FHC na época que priorizava as privatizações de orgãos e entidades do setor público.