SóProvas


ID
1503919
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. As subdivisões auxiliares comuns consistem de tabelas numéricas, nas quais os conceitos são enumerados e arranjados hierarquicamente.

II. Os auxiliares comuns possuem um símbolo adicional para identificar a característica de divisão (um indicador de faceta); por exemplo, os dígitos de 1 a 9 têm diferentes significados, dependendo do símbolo que os acompanha.

III. As subdivisões auxiliares especiais são listadas em um único lugar e, por definição, não têm aplicabilidade tão abrangente quanto os auxiliares comuns.

IV. Os auxiliares especiais expressam conceitos que são recorrentes, mas que se situam numa faixa limitada de assunto. A maioria dessas subdivisões é enumerativa.

V. Os auxiliares especiais, em geral, aparecem como sufixo ou prefixo de outros números e podem ser usados independentemente.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Os auxiliares especiais, conhecidos também por analíticas e que são também sinais dependentes, porque são acrescentados aos números principais, são três:

    a) analíticas de traço -1/-9

    b) analíticas de ponto .01/.09

    c) séries de apóstrofos '0/'9

    Esses auxiliares ocorrem em diversos lugares das tabelas principais e expressam conceitos que são recorrentes, mas numa faixa limitada de assuntos. Dois auxiliares são enumerativos e o outro, o apóstrofo, é um sinal de síntese, podendo ser também enumerativo, ocorre nas classes 004 e 81. São sempre sufixos. As subdivisões -1/-9 e .01/.09 são normalmente aplicáveis a outros números dentro da mesma classe citada.

    (SOUZA, 2009, p.40; 62).

    Gab. D

  • Erros das demais afirmações:

    I. As subdivisões auxiliares comuns consistem de tabelas numéricas, nas quais os conceitos são enumerados e arranjados hierarquicamente. V.

    II. Os auxiliares comuns possuem um símbolo adicional para identificar a característica de divisão (um indicador de faceta); por exemplo, os dígitos de 1 a 9 têm diferentes significados, dependendo do símbolo que os acompanha. V.

    III. As subdivisões auxiliares especiais são listadas em um único lugar e, por definição, não têm aplicabilidade tão abrangente quanto os auxiliares comuns. F.

    FALSO. Se pegarmos por exemplo a .1/.9 auxiliar especial (analítica), verificamos que ela aparece em quase todos as classes da tabela.

    IV. Os auxiliares especiais expressam conceitos que são recorrentes, mas que se situam numa faixa limitada de assunto. A maioria dessas subdivisões é enumerativa. V.

    V. Os auxiliares especiais, em geral, aparecem como sufixo ou prefixo de outros números e podem ser usados independentemente. F.

    Os auxiliares especiais são DEPENDENTES e acrescentado ao número principal, ocorre em diversos lugares da tabela principal, são recorrentes, mas em uma faixa limitada de assunto.