SóProvas


ID
1505860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Com relação à administração de recursos humanos (RH) nas organizações, julgue o item que se segue.

No planejamento de RH nas organizações, deve-se considerar como principal fonte o contexto interno da estrutura organizacional, haja vista que o fornecimento de pessoal qualificado é o resultado de maior valor para o setor de RH.

Alternativas
Comentários
  • Creio ser a principal fonte o contexto EXTERNO, pois assim o RH conseguira fazer um planejamento de acordo com as mudanças externas e adequando-as ao contexto interno.

  • Acredito que o erro  também esteja em 'resultado de maior valor para o RH". Soa muito burocrático esse termo, e sabemos que o RH hoje em dia contribui de outras formas. Não é so fornecer pessoal qualificado ( recrutamento e seleção), mas também  aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar....

  • Errado
    "Planejamento de recursos humanos:


    O planejamento de Recursos Humanos, consiste em estabelecer métodos e metas qualitativas e quantitativas, visando suprir as necessidades futuras de pessoal, da organização, levando-se em conta as atividades internas e fatores do ambiente externo. O planejamento de recursos humanos, tem quatro aspectos básicos: o de necessidades futuras, referente a quantidade de pessoas e com que qualificação deverão ter; equilíbrio futuro, referente a relação do número de pessoas que estão atualmente na organização e que provavelmente estarão no futuro, com o número de pessoas que se fará necessário estar presente na organização, em um futuro pré-estabelecido; recrutamento ou dispensa de pessoas, refere-se a forma e quantidade de pessoas que serão necessárias serem dispensadas e/ou recrutadas; desenvolvimento de pessoal, referente ao plano de qualificação da mão-de-obra recrutada e selecionada, como também do aperfeiçoamento da mão-de-obra de financiamento para investimentos, ou até mesmo uma retração da economia e possível redução na capacidade de consumo de bens e serviços, acarretando necessariamente um enxugamento de custos e possivelmente nos quadros de recursos humanos. O planejamento de pessoal se baseia em dois processos principais que são: A Previsão de Recursos Humanos, que consiste no uso de técnicas específicas, na busca de determinar o número, o tipo e a qualidade de pessoas que a organização precisará, para manter seu crescimento e explorar as oportunidades futuras; A Auditoria de Recursos Humanos, que consiste no uso de técnicas específicas, necessárias para quantificar e qualificar as habilidades e o desempenho de cada indivíduo, que já existe dentro da organização, objetivando desta forma, identificar os recursos humanos internos e as possibilidades de melhor aproveitamento, evitando assim, muitas vezes, os altos custos de contratações externas"

    fonte: http://www.dhnet.org.br/3exec/novapolicia/placido_livro/fundamentacao.html

  • O ser humano é um recurso para a produção organizacional, se a preocupação da organização se preocupar mais com sua estrutura de cargos vai mudar seu foco, pois a organização tem a necessidade de produzir mais do que criar cargos.

  • O planejamento de recursos humanos pressupõe a construção de um cenário futuro para a definição de perfis profissionais e composição qualitativa e quantitativa do quadro de pessoal. Para isso, é realizada uma avaliação de possíveis mudanças no contexto interno e externo à organização, a fim de identificar os gaps de competências e desenvolver estratégias para o suprimento desses.


    Ou seja, ambos são igualmente importantes. Ao considerar o contexto interno como principal fonte, percebe-se um limitação de visão. Para preparar o contexto interno é essencial saber o desejo/opinião dos clientes, o contexto/tendências de mercado e o que é atrativo nas demais empresas (benchmarking).


    GABARITO: ERRADO.

  • Interno e externo !! 

  • É a partir do planejamento estratégico da empresa (ou organização, como queira) é que o planejamento de RH é estabelecido. É algo de futuro, amplo e orientado.

  • pessoal quando se fala em contexto organizacional, devemos lembrar do todo, ou seja, contexto interno e externo.

  • Contexto interno e externo são igualmente importantes.

  • Deve-se considerar ambos: contexto externo e interno.

  • Valorizar os contextos "interno e externo"

    Avaliando o contexto externo temos AGREGAR pessoas: processos utilizados para incluir novas pessoas (competências) para a organização. Exemplos: recrutamento e seleção.

    Contexto interno temos DESENVOLVER PESSOAS: são os processos para capacitar e incrementar o desempenho profissional e pessoal das pessoas da organização. Incluem treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento, gestão de competências.

    Portanto, ambos contextos são imprescindíveis.

    (IDALBERTO CHIAVENATO)

  • ext e interno são do mesmo grau de importância. Ter pessoal qualificado não garante valor para o setor de RH, se o mesmo pessoal não desenvolve essas qualificações para atiingir a visão da empresa.

  • Gabarito E.

    Ambos têm a mesma importância.

  • Achei que, por se referir à RH (nomeclatura antiga), a questão estaria certa tendo em vista que, antigamente, a organização não era dotada de uma visão sistêmica e uma atitude holística.

  • Ambiente interno + Ambiente externo.

  • Errado.

    Planejamento estratégico de RH

    Modelo baseado no fluxo de pessoal: consiste em um modelo que mapeia o fluxo das pessoas para dentro, através e para fora da organização, portanto, faz uma análise interna e externa do ambiente. Caso não haja mudanças no contexto, é possível prever (a curto prazo) as necessidades de pessoal da organização tendo como base a análise histórica do movimento de entradas, saídas, promoções e transferências internas. Trata-se de um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil e quantitativa, adequado para organizações estáveis e sem planos de expansão, nas quais a preocupação é apenas preencher as vagas existentes e dar continuidade ao cotidiano. Esse modelo faz um mapeamento do fluxo das pessoas na organização através do cálculo do número de desligamentos, admissões, transferências e promoções. Normalmente é usado em ambientes estáveis que buscam a manutenção da sua estrutura. Leva em conta quatro fatores para ser desenvolvido:

    O volume de produção planejado; as mudanças tecnológicas que possam alterar a produtividade; as condições de oferta e procura e o planejamento de carreira. Creio que este modelo é o que mais abrange as variáveis que interferem na necessidade de pessoal nas organizações, e por isso, as decisões são mais fundamentadas em dados.

  • No planejamento de RH nas organizações, deve-se considerar como principal fonte o contexto interno da estrutura organizacional, haja vista que o fornecimento de pessoal qualificado é o resultado de maior valor para o setor de RH. Resposta: Errado.

    Limitou o pessoal qualificado ao contexto interno.